Ouvindo...

Fórmula 1 terá mudança no formato de classificação para temporada 2026; entenda

Entrada da equipe Cadillac na categoria impactará nas sessões de classificação

Carros da Fórmula 1 em ação no GP de Singapura de 2025

A Federação Internacional de Automobilismo (Fia) e a Fórmula 1 confirmaram nessa terça-feira (7) que as sessões de classificação da categoria passará por mudanças em 2026. Isto porque, no próximo ano, com a entrada da equipe Cadillac, o grid saltará de 20 para 22 carros.

A informação foi confirmada pela Fia após uma atualização no artigo B2.4.3 do regulamento desportivo da categoria para o próximo ano.

Assim, será adotado um formato de classificação semelhante ao da temporada 2016. Naquele ano, a categoria também contava com 22 carros na disputa pelo campeonato.

Leia também

Desta forma, a divisão das sessões classificatórias em Q1, Q2 e Q3 segue mantida. No entanto, a diferença será nos pilotos eliminados em cada uma das partes dos treinos.

No Q1, 22 carros vão para a pista e os seis piores são eliminados. Já no Q2, os 16 pilotos restantes seguem na pista em busca de dez vagas no Q3. Na parte final, dez bólidos lutam pela pole position.

A última oportunidade em que o formato foi utilizado na Fórmula 1 foi no GP de Abu Dhabi de 2016.

Caso o número de carros da categoria salte de 22 para 24 no futuro, então serão sete pilotos eliminados no Q1 e mais sete no Q2.

Novo formato das classificações da Fórmula 1 a partir de 2026

  • Q1 - 22 carros vão à pista e os seis piores são eliminados
  • Q2 - 16 carros disputam e os seis piores tempos são eliminados
  • Q3 - 10 carros lutam pela pole position
Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.