Ouvindo...

Fórmula 1 anuncia nova equipe no grid para temporada 2026

Categoria anunciou entrada de escuderia que será a 11ª no grid a partir do próximo ano

Pilotos da Fórmula 1 reunidos em Grid no Autódromo de Interlagos

A Fórmula 1 anunciou nesta sexta-feira (7) que a Cadillac irá integrar o grid de equipes a partir da temporada 2026.

A categoria confirmou que a escuderia estadunidense atendeu aos requisitos exigidos pela organização da modalidade e irá se juntar aos outros dez times da Fórmula 1. O time contará com o apoio da TWG Motorsports e da General Motors (GM).

Stefano Domenicali, presidente e CEO da Fórmula 1, falou sobre a entrada do novo time na categoria.

“Como dissemos em novembro, o compromisso da General Motors de trazer uma equipe Cadillac para a Fórmula 1 foi uma demonstração importante e positiva da evolução do nosso esporte”, iniciou.

“Quero agradecer à GM e à TWG Motorsports pelo envolvimento construtivo ao longo de muitos meses e estou ansioso para receber a equipe no grid a partir de 2026 para o que será mais um ano emocionante para a Fórmula 1”, finalizou o dirigente.

O presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), Mohammed Ben Sulayem, exaltou a entrada da Cadillac na Fórmula 1.

“Hoje marca um momento transformador, e estou orgulhoso de liderar a Federação nesta etapa progressiva para o campeonato. A expansão do Campeonato de Fórmula 1 da FIA para uma 11ª equipe em 2026 é um marco. A GM/Cadillac traz energia nova, alinhando-se com os novos regulamentos da FIA 2026 e inaugurando uma era emocionante para o esporte”, disse.

Confirmação após ‘garantia’

O anúncio da Cadillac na Fórmula 1 vem após a equipe contratar dois nomes importantes para o seu corpo técnico. Nos últimos meses, a escuderia confirmou as chegadas de Graeme London, ex-diretor esportivo da Marussia F1 Team, como diretor da equipe e Russ O’Blenes. Russ terá o cargo de CEO da TWG GM Performance Power Units.

De acordo com o comunicado divulgado pela categoria, as contratações contribuirão para que a Cadillac se torne uma equipe de “obra completa” até o fim da década.

Planos na categoria

A Cadillac, que usará o nome GM/Cadillac na Fórmula 1, planeja fabricar seus próprios motores para a categoria a partir de 2028.

Até lá, a equipe fará parceria com a Ferrari para a utilização de motores e outros componentes.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.