O Comitê Olímpico do Brasil (COB) divulgou, nesta quarta-feira (6), os porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Lucas Pinheiro Braathen e Nicole Silveira terão a honra de carregar a bandeira do Brasil durante a solenidade.
Os dois são destaques do Brasil na delegação que vai à Itália para a disputa. Nicole foi quarta colocada no último Mundial de skeleton. Já Lucas Pinheiro Braathen é destaque do esqui alpino e conquistou 10 pódios no circuito mundial (um ouro, sete pratas e dois bronzes).
“Mal posso esperar representar nossas cores nos Jogos Olímpicos e carregar nossa bandeira na cerimônia de abertura em Milão. É uma honra imensa. Eu sou muito grato por essa responsabilidade. O Brasil não está aqui para participar. O Brasil está aqui para fazer a diferença. Tamo junto. Vamos, Brasil!”, disse Lucas.
É um orgulho enorme e uma honra poder levar a bandeira do Brasil nesse palco grandioso, especialmente nos esportes de inverno, em que o nosso país vem crescendo. Esse momento representa muito da trajetória que estou construindo ao longo dos anos. E, claro, ocupo esse lugar com responsabilidade, porque hoje o Brasil é um país respeitado no cenário esportivo. Isso mostra ao mundo que é possível lutar para chegar ao topo”, disse Nicole.
Desfile simultâneo
O desfile de atletas ocorrerá de forma simultânea Milão, Cortina d’Ampezzo, Livigno e Predazzo. Junto de Nicole, os cinco atletas do bobsled devem levar a bandeira brasileira.
Lucas Pinheiro desfilará em Milão, no estádio Olímpico de San Siro. Ele será acompanhado por Bruna Moura (esqui cross-country) e Emílio Strapasson (Chefe de Missão do COB em Milão-Cortina).
A expectativa é de que Pat Burgener e Augustinho Teixeira, do snowboard, representem o Brasil na cerimônia de Livigno. Já em Predazzo, a responsabilidade deve ficar com Alice Padilha, atleta do esqui alpino.