Olimpíada de Inverno: lenda do esqui diz que quer competir mesmo após ruptura de LCA

Lindsey Vonn rompeu o ligamento cruzado anterior em uma queda na última sexta-feira (30), durante o downhill da etapa de Crans Montana da Copa do Mundo de Esqui Alpino

Lindsey Vonn em coletiva nessa terça-feira (3)

A estadunidense Lindsey Vonn, lenda do esqui alpino, revelou nessa terça-feira (3) que, mesmo estando lesionada, irá participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina. A atleta de 41 anos teve ruptura completa do ligamento cruzado anterior após uma queda na etapa de Crans Montana da Copa do Mundo de esqui alpino.

Em coletiva de imprensa realizada na Itália, a rainha da neve disse que, após três dias de fisioterapia e conversas com médicos e treinadores, decidiu não desistir de competir.

A atleta afirmou que não sente dores e estará em Cortina d’Ampezzo, no dia 8 de fevereiro, para realizar a descida na prova de downhill equipada com uma joelheira.

Lindsey também afirmou que não há inchaço no joelho e está confiante na decisão. “Não importa o que aconteça, eu vou dar o meu melhor”, assegurou ela.

Leia também

Atleta tem histórico de lesões

A esquiadora, que é considerada um dos grandes nomes do esporte, tem um longo histórico de lesões. Vonn foi a primeira mulher estadunidense a conquistar o título olímpico downhill nos Jogos de Vancouver de 2010. Na ocasião, ela também estava lesionada.

Em 2013, a atleta teve uma fratura do platô tibial enquanto competia em Schladming, na Áustria, ficando fora dos jogos de Sochi de 2014. Seis anos depois, em 2019, Vonn voltou a se machucar pouco antes do Campeonato Mundial de Esqui Alpino. Assim como em 2026, a esquiadora manteve-se na competição e conquistou a medalha de bronze.

Ao ser relembrada das lesões, a atleta assegurou estar em uma posição já conhecida e declarou que a situação é mais favorável desta vez.

“Sinto-me muito melhor agora do que em 2019. Eu já estive nessa situação antes, sei como lidar com isso”, completou.

Soraia Carvalho é jornalista em formação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Com experiência em redação e assessoria, acumula passagens pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e pelas revistas Marta e Universitária 3 (RU3), antes de integrar a equipe da Rádio Itatiaia.

Ouvindo...