Lenda do jiu-jitsu, lutador é afastado de academia após denúncia de assédio sexual

André Galvão é multicampeão mundial da ‘Arte Suave’ e já competiu profissionalmente no MMA

André Galvão, lenda do jiu jitsu brasileiro

André Galvão, lenda do jiu-jitsu brasileiro e a esposa, Angélica Galvão, foram afastados da Atos Jiu Jitsu HQ, academia dos Estados Unidos em que trabalhavam, após o atleta ter sido denunciado por assédio sexual. O caso veio à tona na última segunda-feira (2), quando a atleta Alexa Herse, de 18 anos, publicou o relato das supostas violências nas redes sociais.

A lutadora, que é faixa roxa, afirmou que tem sofrido situações desconfortáveis causadas por André nos últimos seis meses. Segundo Alexa, as violências incluem comentários sobre o corpo dela e inclusive uma lambida em sua orelha.

“Nos últimos 6 meses, fui deixada muito desconfortável em diversas ocasiões por André Galvão. Ele me tocou de forma inapropriada durante os treinos. Ele repetidamente fez comentários sobre meu corpo e minha aparência. Durante os treinos, ele me separava do parceiro de treino que eu havia escolhido, mandava meu parceiro treinar com outra pessoa e me obrigava a treinar com ele. Ele gemia de forma sexual no meu ouvido enquanto estava em cima de mim. E em outra ocasião, quando sua cabeça estava muito perto da minha, ele lambeu minha orelha”, afirmou a atleta.

Alexa ainda relatou que Angélica, mulher de André e também treinadora, não só teria se omitido, como teria dito para ela não denunciar.

“Entrei em contato com Angélica Galvão, alguém que sempre admirei como uma segunda mãe e que me conhece e me orienta desde criança. Ela não só não fez nada a respeito, como me disse para não falar nada e que ‘se está errado, você tem que pelo menos fingir que está certo’ e ‘não morda a mão que te alimenta’. Ela escolheu me ignorar, me silenciar e proteger o marido. Mas você ainda se sentiria assim se fosse sua filha? Agora ela escolheu me desacreditar e tentar encobrir tudo, o que, na minha opinião, a torna tão responsável quanto”, afirmou Alexa, em seu relato.

Leia também

Por conta disso, a Atos Jiu Jitsu HQ veio à público para relatar o afastamento do casal da academia.

Também meio das redes, André Galvão se defendeu das acusações. Em nota oficial, ele negou ter assediado Alexa.

“Nos últimos dias, rumores falsos têm circulado online alegando conduta inadequada com alunas dentro da minha academia. Essas alegações não são verdadeiras, e estamos tomando as medidas legais cabíveis para proteger a integridade da ATOS”, publicou o lutador.

Veja a nota oficial da Atos sobre o caso

“Estamos profundamente entristecidos com os acontecimentos e circunstâncias recentes e, após cuidadosa consideração, a ATOS tomou a decisão de separar imediata e indefinidamente Andre Galvao e Angelica Galvao de seus cargos e de todas as funções associadas dentro da organização.

Essa decisão foi tomada no melhor interesse de nossos alunos, filiados e da comunidade ATOS em geral, e reflete nosso compromisso em manter os mais altos padrões de profissionalismo, integridade e responsabilidade.

Não julgamos questões por meio das redes sociais. Todas as medidas apropriadas estão sendo tratadas pelos canais legais e administrativos adequados.

Estamos agindo rapidamente para envolver uma terceira parte que investigue essas alegações e, enquanto isso, Andre e Angelica não estarão mais envolvidos no ensino, no trabalho administrativo ou nas operações da Atos. Como se pode esperar, o reflexo oficial dessas mudanças legais e empresariais levará algum tempo, mas está sendo ativamente conduzido, pois estamos levando este assunto muito a sério.

A ATOS é uma equipe construída e liderada por múltiplos atletas, instrutores e modelos de referência. Continuaremos nosso trabalho guiados por nossos princípios fundamentais, oferecendo Jiu-Jitsu de alta qualidade em um ambiente seguro e respeitoso, conduzido por nossa equipe experiente, qualificada e de confiança.

Estendemos nosso apoio à nossa comunidade e permanecemos disponíveis para ajudar conforme necessário. Alunos e pais com dúvidas ou preocupações são incentivados a entrar em contato diretamente.

Há mais de 15 anos, a ATOS atende centenas de alunos, atletas e visitantes no mundo todo e tem sido reconhecida como uma das equipes mais bem-sucedidas da história do Jiu-Jitsu brasileiro. Para preservar a integridade de nossa organização, permaneceremos unidos e tomaremos as medidas necessárias para continuar nossa missão de forma responsável e ética”.

André Galvão

André Galvão é é um dos atletas mais premiados da história do jiu-jitsu brasileiro, tendo conquistado diversas vezes os principais torneios internacionais.

Além disso, também disputou lutas de MMA, no Strikeforce e no ONE.

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência em esportes e cidades no rádio e em portais. Colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real. Atualmente é repórter do Itatiaia Esporte.

Ouvindo...