O Brasil será um dos times da X Games League. Tradicional competição de esportes radiciais, os X Games agora terão um formato de liga com temporadas no verão e no inverno. Bob Burnquist será o capitão do ‘Time São Paulo’.
A informação foi revelada pelo CEO do X Games, Jeremy Bloom, em entrevista ao site Sportico. Los Angeles, Nova Iorque e Tóquio serão os outros três times da edição de verão. Burnquist é uma das lendas do X Games e tem no currículo 14 medalhas de ouro, oito medalhas de prata e oito medalhas de bronze. Ele competiu nos X Games de 1997 até 2017.
Além de Bob Burnquist, outros três nomes foram revelados como os primeiros ‘capitães’ das equipes. Harumi Suzuki (Tóquio), Sharalee “Haze” Hazen (Los Angeles) e Steve Rodriguez (Nova Iorque) serão os outros capitães. Eles terão como objetivo a escolha dos atletas, além de definir estratégias das equipes e colaborar com a liga em operações, conteúdo e marketing.
A primeira competição será disputada já em 2026, no período de verão, no hemisfério norte. A montagem dos times será realizada por meio de um recrutamento no mês de março. A competição de verão terá provas de Skate e BMX. Já a edição de inverno terá Snowboard e Ski.
A estreia da X Games League será realizada em Sacramento, na Califórnia. As disputas estão previstas para ocorrer entre os dias 26 a 28 de junho.
Como funcionará o recrutamento
As quatro equipes escolherão cinco homens e cinco mulheres para compor as equipes. Mais de 150 atletas estão disponíveis para serem escolhidos. Os selecionados receberão salários e terão os custos com viagem todos cobertos pela XGL.
Atletas ‘fundadores’
Outros atletas terão ‘papel importante’, segundo a liga, como fundadores. Entre eles estão o medalhista olímpico Nyjah Houston e a brasileira Letícia Bufoni.