O ex-técnico de ginástica Fernando de Carvalho Lopes foi condenado a 28 anos de prisão pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) por abuso sexual contra menores. O julgamento foi realizado em setembro. O réu ainda pode recorrer com recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi divulgada inicialmente pelo GE.
O Ministério Público Estadual de São Paulo iniciou as investigações em 2018. Fernando de Carvalho Lopes foi enquadrado nos artigos 217-A (estupro de vulnerável) e 226 inciso II (agravante pela relação de poder em relação às vítimas).
O ex-treinador foi considerado culpado em primeira instância na 2ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo em julgamento realizado em 2022. Na época, ele foi condenado a 109 anos e oito meses de prisão.
Pelo STJ, Fernando Lopes foi condenado em segunda instância em setembro de 2025. Entretanto, a pena foi reduzida para 28 anos. A defesa do acusado entrou com recurso no STF, e o processo seguirá em segredo de justiça.
O MP-SP entrou com pedido de prisão preventiva, mas foi negado pelo STJ. Atualmente, o ex-treinador está em Portugal e responde em liberdade.
Entenda o caso
A investigação do Ministério Público de São Paulo começou após acusações de que o ex-treinador teria cometido abusos sexuais contra meninos menores de idade entre 1999 e 2016.
A primeira denúncia foi feita em 2016 por um garoto de 13 anos. Posteriormente, uma investigação do Fantástico revelou que cerca de 40 pessoas teriam sofrido abusos do ex-treinador.
Fernando foi banido da ginástica em 2019, após decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O réu também foi punido com uma multa de R$ 1,6 milhões.