Ginástica Rítmica: brasileiras terão música de Lady Gaga como trilha sonora em 2026

Conjunto brasileiro anunciou nesta quinta-feira (13) a nova canção para apresentações no próximo ano

Conjunto brasileiro de ginástica rítmica

O Conjunto Brasileiro de Ginástica Rítmica anunciou, nesta quinta-feira (13), a nova música de apresentação. A equipe performará ao som da música Abracadabra, da cantora americana Lady Gaga, em 2026.

A escolha da música foi inspirada no show da cantora pop na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em maio deste ano. O evento gratuito foi o maior show da carreira da artista.

“No mesmo ano em que Lady Gaga fez o maior show da vida dela no Rio de Janeiro, cantando uma música que se tornaria um fenômeno, as nossas meninas, também no Rio, conquistaram o maior mérito de suas vidas [medalha no Mundial]”, explicou a técnica Camila Ferezin.

“Dois momentos gigantescos acontecendo na mesma cidade, movidos pela mesma vibração, pela mesma energia de explosão e renascimento! É exatamente essa força compartilhada que queremos levar para o mundo”, completou.

“Inovador”, reagiu Duda Arakaki, capitã do conjunto brasileiro, em um vídeo publicado nas redes sociais.

A Confederação Brasileira de Ginástica registrou o momento em que a música é apresentada para as atletas. No vídeo, as meninas do time brasileiro ouvem empolgadas à nova canção.

Mudanças na ginástica rítmica

A canção, que acumula mais de 160 milhões de visualizações no Youtube, substituirá ‘Evidências’, da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó, como trilha sonora da série mista.

Além da música, a apresentação passará por outras mudanças. A partir do próximo ano até a Olimpíada de Los Angeles 2028, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) alterou os aparelhos da categoria. Agora, as ginastas irão usar três arcos e dois pares de maças, ao invés de três bolas e dois arcos.

A série simples também teve mudanças. As cinco fitas serão substituídas por cinco bolas. Dessa forma, a coreografia do Brasil terá que ser alterada. A nova música para a modalidade ainda não foi anunciada.

Nesse ano, o conjunto se apresentou ao som de um compilado de músicas brasileiras composto pelas canções “O que é, o que é?”, “Aquarela do Brasil”, “Come to Brazil” e “Samba do Brasil”.

Leia também

Momento histórico

A ginástica rítmica do Brasil viveu neste ano o momento mais importante de sua história. Em agosto, o conjunto formado por Duda Arakaki, Nicole Pircio, Sofia Madeira, Mariana Gonçalves e Maria Paula Caminha conquistou duas medalhas no Mundial de Ginástica Rítmica, no Rio de Janeiro.

O conjunto nacional conquistou a medalha de prata na série mista e também na competição geral. Essa foi a primeira vez que o time brasileiro conquistou uma medalha na modalidade.

Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte

Ouvindo...