Se a Série A do Campeonato Brasileiro começasse apenas na 20ª rodada, o Vitória estaria em zona de classificação para a Libertadores. Com 20 pontos conquistados desde então, o time treinado por Thiago Carpini tem a sexta melhor campanha do segundo turno.
Em 12 jogos, o Leão acumula seis vitórias, dois empates e quatro derrotas, com 15 gols marcados e 13 sofridos. O aproveitamento, de 55,5%, foi o suficiente para tirar o time da zona de rebaixamento da competição. Neste momento, o Rubro-Negro baiano ocupa a 14ª posição, com 35 pontos.
Dentro da metade final da Série A, apenas cinco times têm campanhas superiores ao Vitória: Palmeiras (25 pontos), Internacional (25), Botafogo (24), Fortaleza (24) e Grêmio (23).
Risco ainda assusta
Apesar da arrancada nas últimas rodadas, a proximidade com a zona de rebaixamento ainda incomoda o Vitória. O RB Bragantino, primeiro integrante do Z4, tem apenas um ponto a menos que o clube baiano.
Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Fluminense, no último sábado (26), o técnico Thiago Carpini reconheceu que a situação segue delicada.
“Vitória importante. Uma pontuação que nos coloca mais um degrau [acima]. Não nos garante nada. Não temos a permanência assegurada. Mas esse jogo faz com que o Vitória chegue ainda melhor para o próximo confronto direto”, pontuou o comandante rubro-negro.
De acordo com dados do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão tem 25,6% de chances de cair para a Segunda Divisão.
Sequência final
Até o fim do Brasileirão, o Vitória terá sete adversários pela frente: Athletico-PR (fora de casa), Corinthians (em casa), Criciúma (fora), Botafogo (fora), Fortaleza (em casa), Grêmio (em casa) e Flamengo (fora).
O próximo desafio, diante do Furacão, será no sábado (2), às 18h30 (de Brasília), na Ligga Arena, em Curitiba (PR). O confronto direto é válido pela 32ª rodada da Série A.
Classificação do segundo turno do Brasileirão
- Palmeiras - 25 pontos
- Internacional - 25 pontos
- Botafogo - 24 pontos
- Fortaleza - 24 pontos
- Grêmio - 23 pontos
- Vitória - 20 pontos
- Fluminense - 19 pontos
- São Paulo - 19 pontos
- Flamengo - 17 pontos
- Vasco - 17 pontos
- Corinthians - 16 pontos
- Bahia - 15 pontos
- Atlético - 13 pontos
- Criciúma - 13 pontos
- Juventude - 12 pontos
- Cruzeiro - 11 pontos
- Atlético-GO - 10 pontos
- Athletico-PR - 9 pontos
- Cuiabá - 9 pontos
- RB Bragantino - 8 pontos