O
Na temporada de 2025, Riccieli atuou pelo Qingdao West Coast, da China, onde disputou 31 partidas e marcou dois gols. Antes da passagem pelo futebol chinês, o zagueiro defendeu o Famalicão por cinco temporadas, período no qual se consolidou no cenário europeu.
Revelado pelo Resende-RJ, Riccieli teve a última experiência no futebol brasileiro em 2019, quando vestiu a camisa do Mirassol. Agora, retorna ao país para reforçar o sistema defensivo do Vitória, onde disputará posição com Camutanga, Neris, Edu e Zé Marcos.
Com o acerto, Riccieli se torna o terceiro reforço anunciado pelo clube para a temporada 2026. Antes dele, o Rubro-Negro já havia confirmado as contratações do lateral-direito Matheusinho, ex-Cuiabá, e do volante Caíque Gonçalves.
Além disso, o Vitória adquiriu em definitivo o volante Gabriel Baralhas e o atacante Erick, que estavam emprestados por Atlético-GO e São Paulo, respectivamente. O lateral-esquerdo Ramon, que pertence ao Internacional, também deve permanecer para 2026.
Pré-temporada
O elenco principal do Vitória se apresentou no último sábado (3), sob o comando do técnico Jair Ventura. O foco da preparação será o Brasileirão, cuja estreia está prevista para a semana do dia 28 de janeiro.
Anteriormente, o clube iniciou a pré-temporada com o elenco alternativo, formado por atletas da base e jogadores do profissional que tiveram poucos minutos em 2025. O grupo se apresentou e iniciou os treinamentos na última sexta-feira (26).
Este elenco é comandado por Rodrigo Chagas e será utilizado na disputa do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste. A estreia no Estadual é contra o Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador, no dia 10 de janeiro, às 16h (de Brasília).