O Campeonato Baiano de 2026 terá início neste sábado (10) e marcará a 122ª edição do segundo estadual mais antigo do futebol brasileiro, atrás apenas do Campeonato Paulista. Organizada pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), a competição contará com dez clubes.
Nesta temporada, três equipes representam a capital Salvador: o atual campeão Bahia, Galícia e Vitória. Outros cinco participantes são do interior do estado: Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Jacuipense, Jequié e Juazeirense. Barcelona de Ilhéus e Porto representam o litoral sul do estado.
A principal mudança em relação aos anos anteriores está no número de datas. Serão apenas 11 ao longo de toda a competição, reduzindo o calendário e concentrando as decisões.
Regulamento do Campeonato Baiano 2026
Na primeira fase, os dez clubes se enfrentam em turno único, em sistema de pontos corridos, totalizando nove rodadas. Os quatro melhores colocados avançam às semifinais.
As semifinais serão disputadas em jogo único (1ºx4º e 2ºx3º). Os times de melhor campanha terão o mando de campo. Em caso de empate no tempo regulamentar, a vaga será decidida diretamente nos pênaltis.
A final seguirá o mesmo formato: partida única, na casa do clube que tiver a melhor pontuação geral na competição. Persistindo a igualdade, o título será definido por meio de disputa de pênaltis.
Na parte de baixo da tabela, os dois últimos colocados ao fim da primeira fase serão rebaixados para a Série B do Campeonato Baiano de 2027. Neste ano, Bahia de Feira e Galícia retornam à elite nas vagas de Jacobina e Colo-Colo, rebaixados em 2025.
Vagas em competições nacionais e regionais
O campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado do Baianão terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil 2027. A quarta vaga será destinada à copa estadual, ainda em 2026. Caso o torneio não seja realizado, o quarto colocado do Campeonato Baiano herdará a vaga.
No Campeonato Brasileiro Série D de 2027, participarão as três equipes mais bem colocadas no Baianão que não disputem outras divisões nacionais.
Já na Copa do Nordeste 2027, o campeão e o vice-campeão garantirão vaga direta. A terceira vaga do estado será concedida ao clube mais bem posicionado no Ranking Nacional de Clubes 2026 da CBF.
Vale ressaltar que, conforme o regulamento da confederação, equipes que participarem da Copa Libertadores ou da Copa Sul-Americana não poderão disputar o torneio regional.
Onde assistir o Campeonato Baiano 2026
A TVE Bahia é a principal detentora dos direitos e transmitirá todos os 50 jogos do torneio em TV aberta (canal 10.1 em Salvador) e simultaneamente no canal oficial no YouTube. Já a TV Brasil mostrará jogos selecionados em rede nacional.
A TV Green também exibirá três partidas por rodada no YouTube, com programação que inclui pré-jogo, narração e reportagens. Além disso, Bahia e Vitória costumam realizar transmissões em seus próprios canais no YouTube, com conteúdo voltado às respectivas torcidas.
Estádios do Campeonato Baiano 2026
As partidas do Baianão 2026 serão disputadas nos seguintes estádios:
- Atlético de Alagoinhas: Antônio Carneiro, em Alagoinhas;
- Bahia: Arena Fonte Nova, em Salvador;
- Bahia de Feira: Arena Cajueiro, em Feira de Santana;
- Barcelona de Ilhéus: Arena Cajueiro, em Feira de Santana;
- Galícia: Waldomiro Borges, em Jequié;
- Jacuipense: Arena Cajueiro, em Feira de Santana;
- Jequié: Waldomiro Borges, em Jequié;
- Juazeirense: Adauto Moraes, em Juazeiro;
- Porto: Agnaldo Bento, em Porto Seguro;
- Vitória: Barradão, em Salvador.
Nomes conhecidos na competição
O Bahia contará com o técnico Rogério Ceni, que comandará uma equipe predominantemente formada por jogadores das categorias de base. Situação semelhante vive o Vitória, que será dirigido pelo auxiliar técnico Rodrigo Chagas.
No elenco rubro-negro, o lateral-esquerdo Jamerson surge como o principal destaque. Integrante do elenco principal, ele utilizará o estadual para ganhar ritmo de jogo após se recuperar de uma fratura no tornozelo.
No interior, a Juazeirense terá o zagueiro Victor Ramos, ex-Palmeiras, Vasco e Vitória. Já o Atlético de Alagoinhas contará com o atacante Walter, ex-Cruzeiro e campeão da Copa Libertadores com o Internacional. No Porto, o nome mais conhecido é o do técnico Sandro Duarte, campeão da tríplice coroa pelo Cruzeiro em 2003.
Jogos da primeira rodada
Sábado (10)
- 16h - Vitória x Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador
- 18h30 - Porto x Jacuipense, no Agnaldo Bento, em Porto Seguro
Domingo (11)
- 16h - Bahia x Jequié, na Arena Fonte Nova, em Salvador
- 18h30 - Juazeirense x Bahia de Feira, no Adauto Moraes, em Juazeiro
- 21h - Barcelona de Ilhéus x Galícia, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana
Uso do VAR
A tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) será utilizada exclusivamente nos clássicos entre Bahia e Vitória, e nas partidas das semifinais e da final.
Ranking de campeões do Campeonato Baiano
- Bahia: 51
- Vitória: 30
- Ypiranga: 10
- Botafogo-BA: 7
- Galícia: 5
- Atlético de Alagoinhas: 2
- Fluminense de Feira: 2
- Fluminense de Salvador: 2
- São Salvador: 2
- Bahia de Feira: 1
- Catuense: 1
- Colo-Colo: 1
- Leônico: 1
- AAB: 1
- Atlético de Salvador: 1
- Bahiano de Tênis: 1
- Guarany-BA: 1
- Internacional-BA: 1
- Internacional de Cricket: 1
- República: 1
- Santos Dumont: 1
- Sport Bahia: 1