O presidente do Vitória, Fábio Mota, abriu o jogo sobre a possibilidade de o clube se transformar em SAF (Sociedade Anônima do Futebol). Em entrevista à imprensa, o gestor revelou que o Leão já recebeu diversas propostas, mas que é preciso ter calma na hora de avaliá-las.
Como exemplo negativo, ele citou a “era Ronaldo” à frente da SAF do Cruzeiro. Na visão do dirigente rubro-negro, o clube celeste “escolheu mal”, o que ocasionou a venda para Pedro Lourenço, o novo investidor. A relação do Vasco com a 777 Partners também foi criticada.
“Proposta de SAF para o Vitória nós temos desde a Série C (...) O problema da SAF é escolher quem vai investir. O Vasco escolheu mal e voltou a ser associação. O Cruzeiro escolheu mal e já foi vendido novamente”, disse Fábio Mota.
Em busca do modelo ideal
Também de acordo com o presidente, o Vitória deve montar o modelo de SAF que deseja até dezembro deste ano. Depois, o projeto será enviado ao Conselho Deliberativo.
“O processo de SAF no Vitória já foi deflagrado. Estamos montando o modelo de SAF, que será enviado para o Conselho Deliberativo e, consequentemente, para uma AGE [Assembleia Geral Extraordinária]. A ideia é que até dezembro esse modelo esteja pronto”, destacou Mota.
O desejo da atual diretoria rubro-negra é seguir o modelo implementado na Alemanha, no qual os clubes são sócios majoritários (com 50%+1) de suas SAF’s, e os investidores entram como parte minoritária. Esse tipo de gestão ainda não existe em nenhum clube do Brasil.
“A SAF veio para ficar. As equipes que não caminharem para a SAF terão dificuldades. Mas não pode ser uma SAF de qualquer jeito, para depois você piorar a forma que se encontra”, ponderou o presidente do Leão.
Obra no Barradão
Fábio Mota esteve presente, nessa segunda-feira (10), na inauguração da duplicação da Rua Artêmio Valente, via que dá acesso ao estádio do Barradão. A intervenção custou R$ 11,9 milhões ao Governo da Bahia.
Agora, o local possui duas faixas por sentido, além de canteiro central, iluminação, drenagem, sinalização, paisagismo e urbanização. A ideia é é melhorar o fluxo de veículos na região. Especialmente em dias de jogos do Vitória, o trânsito fica muito intenso, e moradores dos bairros de Canabrava, Trobogy e Pau da Lima sentem as consequências.