Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Presidente do Vitória explica por que não renovou com jogador do Atlético

Jovem lateral estreou como profissional em 2025 e tem futuro indefinido

Maykon Jesus em campo pela equipe sub-20 do Atlético

O Vitória optou por não renovar o empréstimo do lateral-esquerdo Maykon Jesus, de 20 anos, que pertence ao Atlético. A decisão, segundo o presidente Fábio Mota, partiu da comissão técnica e está ligada ao planejamento do elenco para a temporada 2026.

Maykon chegou ao Rubro-Negro em abril de 2025, ainda com 19 anos, inicialmente para integrar a equipe sub-20. No entanto, acabou sendo promovido ao elenco principal em meio a mudanças no setor.

Primeiro, com a saída de Hugo para o futebol dos Emirados Árabes Unidos, e depois com a grave lesão de Jamerson, que, ao lado de Hugo, era uma das principais opções da lateral esquerda durante a passagem do técnico Thiago Carpini pelo clube.

Antes de atuar pelo Vitória, o jogador havia estreado como profissional pelo Noroeste-SP, também por empréstimo do Atlético. Pelo clube do interior paulista, disputou 11 partidas no Campeonato Paulista, sendo titular em dez delas, além de registrar duas assistências.

Pelo Vitória, Maykon entrou em campo em 10 partidas, nove pela Série A do Campeonato Brasileiro e uma pela Copa do Nordeste, sem participações diretas em gols. O clube entendeu que o atual cenário do elenco não justificava a permanência do atleta.

“A gente já tem três laterais esquerdos. Foi opção da comissão técnica não renovar com ele. Se erramos ou não, vamos ver no futuro. Se a gente já tem três, o elenco não comporta quatro laterais esquerdos”, explicou Fábio Mota.

Leia também

Opções para a lateral esquerda

Atualmente, o Vitória conta com Jamerson, recuperado de uma fratura no tornozelo, e Felipe Vieira, que retornou de empréstimo da Chapecoense. Ambos estão à disposição e devem compor o elenco alternativo que disputará o Campeonato Baiano e a Copa do Nordeste.

Além deles, o clube tem encaminhada a permanência de Ramon, atleta pertencente ao Internacional, que atuou por empréstimo no segundo semestre de 2025 e terminou a temporada como titular da posição.

Ainda não há definição se o lateral seguirá no Vitória em definitivo ou em um novo empréstimo, a exemplo do que ocorreu com o volante Gabriel Baralhas e o atacante Erick, adquiridos pelo clube em negociações recentes.

Para a temporada 2026, o Vitória já confirmou duas contratações: o lateral-direito Matheusinho, ex-Cuiabá, que chega como reposição ao paraguaio Raul Cáceres, e o volante Caíque Gonçalves, contratado para ocupar a vaga deixada por Ricardo Ryller.

Pré-temporada

O elenco principal do Vitória se apresentou no último sábado (3), sob o comando do técnico Jair Ventura. O foco da preparação será o Brasileirão, cuja estreia está prevista para a semana do dia 28 de janeiro.

Paralelamente, o clube iniciou a pré-temporada com o elenco alternativo, formado por atletas da base e jogadores do profissional que tiveram poucos minutos em 2025. O grupo se apresentou e iniciou os treinamentos na última sexta-feira (26).

Este elenco é comandado por Rodrigo Chagas e será utilizado na disputa do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste. A estreia no Estadual é contra o Atlético de Alagoinhas, no Barradão, em Salvador, no dia 10 de janeiro, às 16h (de Brasília).

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...