Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Atlético de 2010 é inspiração para o Vitória em luta contra o Z4; entenda

Galo escapou do rebaixamento naquele ano tendo somado apenas 21 pontos em 25 rodadas

Alerrandro, atacante do Vitória

Com apenas 22 pontos conquistados em 25 rodadas, o Vitória tem poucos argumentos para apoiar suas esperanças de sair da zona de rebaixamento da Série A do Campeonato Brasileiro. Neste momento, o Leão ocupa a 18ª colocação da competição, com cinco pontos a menos que o Fluminense, primeiro time fora do Z4.

A história do Atlético de 2010, no entanto, pode ajudar. Afinal, o clube mineiro vivia situação ainda mais delicada na 25ª rodada daquele ano. Com apenas 21 pontos, o Galo ocupava a vice-lanterna da competição. A distância para o Flamengo, 16º colocado, era de sete pontos.

Ao fim das 38 rodadas, o Atlético ocupava a 13ª posição, com 45 pontos. Curiosamente, o Vitória foi o clube que terminou em 17º, com 42 pontos, e acabou rebaixado para a Série B.

Em resumo, naquele ano, o Galo conquistou 24 pontos conquistados em 13 partidas - um aproveitamento de 61,5%. É de algo parecido que o Leão precisa em 2024.

Fluminense também inspira

Além do Atlético, o Fluminense é o único outro clube na história dos pontos corridos que chegou à 25ª rodada com menos de 22 pontos e não caiu para a Série B.

Em 2009, o Tricolor carioca tinha somente 18 pontos nesta altura do campeonato, mas terminou a Série A em 16º, com 46. Nesse caso, o aproveitamento foi bem melhor: 28 pontos conquistados em 13 jogos (71,7%.

Leia também

Momento complicado

À exceção de alguns momentos positivos, a equipe treinada por Thiago Carpini sofre com o nível da Série A.

Nos últimos quatro jogos, o Leão acumula três derrotas e um empate. Além disso, tem a segunda pior defesa da competição, com 39 gols sofridos. Apenas o lanterna Atlético-GO foi mais vazado, com 40.

De acordo com dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Rubro-Negro baiano tem 75,5% de chances de cair para a Segunda Divisão em 2024.

Sequência de jogos

Até o fim do Brasileirão, o Vitória enfrentará os seguintes adversários: Atlético-GO (fora de casa), Juventude (em casa), Internacional (fora), Atlético (fora), RB Bragantino (em casa), Fluminense (em casa), Athletico-PR (fora), Corinthians (em casa), Criciúma (fora), Botafogo (fora), Fortaleza (em casa), Grêmio (em casa) e Flamengo (fora).


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.