O 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por maioria, nesta segunda-feira (22), punir o zagueiro Wagner Leonardo, do
Expulso após acertar Calleri com o braço direito, o jogador invadiu o campo no intervalo para dar entrevista à TV Globo, detentora dos direitos de transmissão da competição. Em sua fala, fez críticas à arbitragem do futebol brasileiro.
Como já cumpriu a suspensão automática contra o Vasco, Wagner está liberado para participar do próximo compromisso do Vitória pelo Braisleirão, diante do Atlético-GO. O Leão recebe o Dragão no dia 1º de junho, no Barradão, em Salvador (BA), às 16h (de Brasília), pela 7ª rodada do certame.
A Procuradoria do STJD
Art. 254-A - Praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente. Pena: suspensão de quatro a 12 partidas.
Art. 258 § 2 II - Desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões. Pena: suspensão de uma a seis partidas.
Art. 258-B - Invadir local destinado à equipe de arbitragem, ou o local da partida, prova ou equivalente, durante sua realização, inclusive no intervalo regulamentar. Pena: suspensão de uma a três partidas.
A 3ª Comissão Disciplinar do órgão optou por absolvê-lo das denúncias baseadas nos dois primeiros artigos, mantendo apenas a suspensão automática da expulsão, e dar uma advertência ao atleta com relação ao artigo 258-B.
Relembre o caso
Wagner Leonardo recebeu o cartão vermelho logo aos seis minutos do confronto entre Vitória e São Paulo, disputado no Barradão. Inconformado com a decisão da arbitragem, tomada após consulta ao VAR,
Estou aqui para mostrar minha insatisfação com o que tem acontecido com a arbitragem brasileira. Acaba nos prejudicando. Temos um trabalho lindo e longo pela frente, mas, por forças maiores, não conseguimos demonstrar isso dentro de campo. Não sabemos o que está acontecendo aqui no Brasil”, afirmou, aos microfones da transmissão do jogo.
No dia seguinte ao ocorrido,
Vale lembrar que o zagueiro já cumpriu um jogo de suspensão automática pela expulsão - a derrota do Vitória para o Vasco, pela sexta rodada do Brasileirão, em São Januário.
A análise do VAR que gerou a expulsão de Wagner