A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) vai analisar as atitudes de Wagner Leonardo no jogo entre Vitória e São Paulo, válido pela 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Em contato com a Itatiaia, o procurador-geral do órgão, Ronaldo Piacente, confirmou a possibilidade de denunciar o atleta.
“Sim, há possibilidade. A Procuradoria analisará os fatos”, disse, quando questionado pela reportagem via aplicativo de mensagens.
Entenda o caso
Expulso logo no começo do jogo contra o São Paulo, após atingir o rosto de Calleri com o braço, Wagner protagonizou uma cena inusitada na terde deste domingo (5). Após o fim do primeiro tempo,
“Não estou aqui para criar polêmica. Estou aqui para mostrar minha insatisfação com o que tem acontecido com a arbitragem brasileira. Acaba nos prejudicando. Temos um trabalho lindo e longo pela frente, mas, por forças maiores, não conseguimos demonstrar isso dentro de campo. Não sabemos o que está acontecendo aqui no Brasil”, afirmou, aos microfones da transmissão da partida.
O que diz o CBJD
Em seu artigo 258, o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) fala sobre “assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva não tipificada pelas demais regras deste Código”. No parágrafo 2º, o texto exemplifica essas condutas nos incisos I e II. Confira:
- I - desistir de disputar partida, depois de iniciada, por abandono, simulação de contusão, ou tentar impedir, por qualquer meio, o seu prosseguimento; (AC).
- II - desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões. (AC).
A pena prevista é de “suspensão de uma a seis partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de quinze a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código. (NR)”.
Caso a Procuradoria confirme a denúncia, as atitudes serão julgadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Por ora, Wagner Leonardo está suspenso da próxima partida do Vitória no Brasileirão, contra o Vasco. As equipes se enfrentam no próximo domingo (12), às 11h (de Brasília), em São Januário, no Rio de Janeiro (RJ).