Ouvindo...

Pentacampeão mundial compara Brasil de 2002 com 2025: ‘Estávamos piores’

Jogador revelou confiar no trabalho de Carlo Ancelotti à frente da Seleção

Seleção Brasileira em amistoso após título da Copa do Mundo de 2002

Pentacampeão mundial com o Brasil em 2002, Edmilson afirmou acreditar na retomada do Brasil até a próxima Copa do Mundo. O ex-jogador usou o contexto da formação do grupo em 2002 para sustentar o argumento.

Edmilson foi parte importante da Seleção que conquistou o Mundial da Coreia e do Japão em 2002. No ano anterior, o Brasil ficou em quarto lugar na Copa das Confederações.

“Eu participei da Copa das Confederações no Japão, em 2001. O treinador naquela época era o Emerson Leão. Dos 23 convocados, acho que só quatro foram para a Copa do Mundo. Então, se fizer uma comparação de 2002 para agora, nós estávamos muito piores do que estamos hoje um ano antes da Copa”, disse em entrevista ao ge.globo, nesta sexta-feira (6).

“Mesmo com todas as dificuldades de encontrar um técnico para isso. Acredito nos jogadores brasileiros. O Brasil sempre entra para ser campeão. Agora é deixar o Ancelotti trabalhar, entender realmente o que é futebol brasileiro”, completou.

Leia também

Edmilson também citou uma diferença entre os grupos. O ex-jogador relembrou o papel importante fora do campo de lideranças daquele grupo que acabaria com o título da Copa do Mundo.

“Nós tínhamos quatro pilares dentro de campo que foram fundamentais. Roberto Carlos, Cafu, Rivaldo e Ronaldo. Traziam a experiência de 1998 e eram lideranças nossas. Foi muito bem comandado o extracampo e os bastidores naquela época”, avaliou.

“Nas convocações mais recentes não tivemos jogadores com perfil de liderança. Não dizendo que Marquinhos e Alisson não sejam. Mas alguém mais “paizão”, como o Casemiro, que volta agora. Caso do Neymar, quando voltar, o Alex Sandro... Os jogadores têm funções fora de campo também. Aconselhar os mais jovens, reprimir excessos... Essa mescla foi importante em 2002", finalizou.

Brasil nas Eliminatórias

A delegação da Seleção Brasileira desembarcou em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (6), após voltar de voo fretado do Equador. Na noite dessa quinta-feira (5), o Brasil empatou com o Equador por 0 a 0, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil, pela 15ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.

O empate diante do Equador manteve o Brasil na quarta colocação, agora com 22 pontos. O Paraguai, próximo adversário, é o terceiro colocado com 24 pontos. Nas Eliminatórias da América do Sul, as seis melhores equipes garantem vaga direta na próxima Copa do Mundo.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.