Ouvindo...

CBF vai vistoriar gramado do Beira-Rio por jogo do Brasil em Porto Alegre

Confederação ainda pretende mandar partida da Seleção nas Eliminatórias na capital gaúcha, mas condições do piso do campo do Inter pode atrasar planejamento

Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, casa do Internacional

O plano da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) de mandar em Porto Alegre o jogo da Seleção Brasileira contra o Equador em setembro, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, continua de pé. O problema é o gramado do estádio Beira-Rio, que ainda não está 100% recuperado do alagamento por causa das chuvas no Rio Grande do Sul, em maio.

Na semana passada, Alexandre Barcellos, presidente do Inter, dono da arena, disse que há dificuldade para recuperação do gramado e que um novo plantio só deve garantir qualidade em outubro. O time tem jogado no Beira-Rio, mas pode até ser obrigado a voltar a atuar em outras praças.

A CBF deve enviar representantes nas próximas semanas para uma vistoria.

O jogo em Porto Alegre seria uma homenagem ao povo gaúcho, que sofreu nos últimos meses com fortes chuvas e alagamentos em várias cidades, incluindo a capital. Os dois principais estádios da cidade, o Beira-Rio e a Arena do Grêmio, encheram de água. O campo do Inter foi liberado antes.

O Brasil fará ainda três jogos em casa em 2024 pelas Eliminatórias: contra o Equador em setembro, o Peru em outubro, e o Uruguai em novembro. Se o Beira-Rio não puder receber o confronto contra os equatorianos, há chance de um dos dois outros jogos serem marcados para Porto Alegre.

A Itatiaia apurou que o plano da CBF era de jogos em 2024 em Porto Alegre, na Arena Fonte Nova, em Salvador, e em São Paulo, provavelmente na Neo Química Arena.

Há um pedido do técnico Dorival Júnior por gramados bons, por isso que a Fonte Nova pode também ter problemas em ser aprovada. Há muitas críticas atualmente quanto ao piso do campo do principal estádio da capital da Bahia.

O Brasil é apenas o sexto colocado nas Eliminatórias, com sete pontos após seis partidas, posição limite de classificação direta para a Copa do Mundo de 2026, nos Estados Unidos, México e Canadá, que terá 48 participantes pela primeira vez. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.

Na primeira competição oficial de Dorival Júnior, o Brasil foi eliminado, no início de julho, pelo Uruguai nas quartas de final da Copa América, nos Estados Unidos, ao perder na decisão por pênaltis. Em oito partidas, o treinador ainda está invicto, com três vitórias e cinco empates.

Jogos pelas Eliminatórias ainda em 2024

Setembro (datas a marcar)
Brasil x Equador
Paraguai x Brasil

Outubro
Chile x Brasil
Brasil x Peru

Novembro
Venezuela x Brasil
Brasil x Uruguai

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.