Ouvindo...

Veja em quais cidades a Seleção deve jogar como mandante nas Eliminatórias em 2024

Contra o Equador, em setembro, Porto Alegre é sede favorita; Salvador e São Paulo também são candidatas por partidas, mas fracasso na Copa América pode alterar rota

Estádio Beira-Rio pode receber jogo da Seleção em setembro

A direção da CBF analisa onde a Seleção Brasileira disputará seus três jogos em casa que fará ainda em 2024 pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Há negociação avançada para que o confronto de setembro, contra o Equador, seja no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.

A possibilidade de atuar no Rio de Grande do Sul como forma de solidariedade após as enchentes foi revelada pela Itatiaia. Já houve a comunicação da intenção de realizar a partida às autoridades gaúchas, que deram o sinal positivo. O Inter voltou a usar o Beira-Rio no último final de semana, contra o Vasco, após reformar o gramado por causa do alagamento.

Para outubro, contra o Peru, e novembro, frente ao Uruguai, já há planejamento em andamento e duas cidades são favoritas a receber esses confrontos: Salvador e São Paulo.

A Arena Fonte Nova teria que ter uma melhora considerável no gramado para ser a sede de Brasil x Peru, em outubro. Dorival Júnior quer que a Seleção trabalhe em locais com boa infraestrutura de treinamento, mas também em campos excelentes.

Em 2023, o Brasil ainda com Fernando Diniz como treinador jogou no Mangueirão, em Belém, onde fez 5 a 1 na Bolívia, e na Arena Pantanal, em Cuiabá, onde empatou por 1 a 1 com a Venezuela. Houve reclamações tanto dos locais para treinos como com relação aos gramados dos estádios.

Para novembro, a ideia inicial é ficar em São Paulo. Houve consulta ao presidente do São Paulo, Júlio Casares, que foi chefe de delegação durante a Copa América, sobre a disponibilidade do Morumbis, mas o estádio receberá shows em outubro (Brunos Mars) e novembro (Metallica), bem no período das Datas Fifa.

Com isso, a Neo Química Arena, do Corinthians, se torna opção a receber o reencontro contra o Uruguai, também porque tem o que é considerado o melhor gramado do Brasil.

Há, entretanto, um porém: a eliminação precoce nas quartas de final da Copa América, justamente para os uruguaios, aumentou a tensão entre jogadores da Seleção e torcedores, e o público paulista é historicamente mais crítico que o de outras regiões. Pode, portanto, haver mudança de rota para outra cidade.

Como visitante, o Brasil joga contra Paraguai (setembro), Chile (outubro) e Venezuela (novembro). O time está na sexta colocação das Eliminatórias, com sete pontos após seis jogos. É o limite da classificação direta para a Copa do Mundo de 2026, que será nos Estados Unidos, no México e no Canadá. O sétimo jogará uma repescagem mundial, em março de 2026.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.