Ouvindo...

Sem Vini Jr.: quais as opções de Dorival para escalar a Seleção contra o Uruguai

Craque do time está suspenso e não poderá entrar em campo no decisivo confronto de sábado (6), pelas quartas de final da Copa América

Dorival cumprimenta Martinelli durante amistoso de Brasil x México

Vinícius Júnior recebeu o segundo cartão amarelo acumulado no empate da Seleção Brasileira contra a Colômbia por 1 a 1, na terça-feira (2), em Santa Clara (EUA), e terá que cumprir suspensão nas quartas de final da Copa América. O jogo contra o Uruguai será no próximo sábado (6), às 22h (de Brasília), em Las Vegas.

Diferentemente de torneios de clubes, quando o acúmulo de três cartões amarelo suspende, em torneio curtos de seleções, como a Copa América, são duas advertências que deixam um atleta fora do jogo seguinte.

Vini foi amarelado pelo árbitro venezuelano Jesús Valenzuela bem no comecinho do confronto contra os colombianos, por falta em James Rodríguez.

Como saiu em segundo no Grupo D, o Brasil vai cruzar nas quartas de final contra os uruguaios, que lideraram o Grupo C. E justamente sem Vini Jr., favorito a levar o prêmio de melhor jogador do mundo em 2024 e principal jogador da Seleção no torneio continental.

Mas quais as opções do técnico Dorival Júnior para substituir Vini?

Gabriel Martinelli, a óbvia

O atacante do Arsenal é o reserva imediato de Vini Jr. na ponta esquerda. Seria a mudança sem mexer na estrutura do time, e nem na formação, mantendo Rodrygo mais centralizado e Raphinha na direita, com Martinelli entrando pelo outro lado do campo.

Martinelli foi titular contra o México, amistoso que o Brasil ganhou por 3 a 2, no início de junho, e entrou no segundo tempo do empate sem gols contra a Costa Rica, na estreia da Copa América.

Endrick, a ousada

Dorival Júnior tem pedido calma com o atacante do Real Madrid-ESP, ex-Palmeiras, que tem apenas 17 anos e disputa sua primeira competição oficial com a Seleção Brasileira. Ele entrou no segundo tempo nas três partidas do Brasil ate agora na Copa América, mas jogando pouco tempo e sem gols.

Se o camisa 9, que já tem três gols com a amarelinha, for a opção, Rodrygo seria deslocado para a esquerda, com Endrick entrando como centroavante. Uma outra situação poderia ser tirar Lucas Paquetá, com atuações irregulares, recuar Rodrygo e lançar a campo Martinelli e Endrick.

Douglas Luiz, a conservadora

Medo do Uruguai? Uma opção seria colocar o volante Douglas Luiz na vaga de Vini Jr,, fortalecendo o meio de campo. Houve avaliação de que, além das falhas na saída de bola, o meio de campo brasileiro perdeu terreno para o colombiano na terça-feira, por isso o time foi dominado na maior parte do jogo.

Nessa formação, Paquetá ganharia mais liberdade de aproximação em Rodrygo e Raphinha, que também teriam mais mobilidade ofensiva. Bruno Guimarães jogaria mais adiantado, e aí surgiria até a possibilidade de Guimarães ser sacado para a entrada de Andreas Pereira, que formaria uma dupla de meias mais ofensivos com Paquetá.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.