Ouvindo...

Brasil x Colômbia: Dorival elogia James Rodríguez, que pouco jogou no São Paulo

Treinador da Seleção Brasileira trabalhou com o destaque da Seleção Colombiana na equipe paulista no segundo semestre de 2023, quando ele não esteve bem

Dorival e James Rodríguez se cumprimentam no CT do São Paulo

Em 26 de novembro de 2023, Dorival Júnior explicava em entrevista coletiva após só empatar no Morumbi contra o Cuiabá, por 0 a 0, por que sua estrela no São Paulo, o meia colombiano James Rodríguez, não rendia no clube o mesmo que na Seleção da Colômbia.

Alguns dias antes James havia brilhado em vitória colombiana sobre o Brasil, 2 a 1, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026, em Barranquilla. Fernando Diniz era o técnico do Brasil.

“Na sua seleção, James conhece praticamente a característica de todos os companheiros, ele já está na seleção colombiana há muitos anos, com certeza todos esses encontros mensais facilitam para um atleta do nível dele. A própria seleção se adapta às características que o James possui e ele se dá muito bem”, disse Dorival naquele dia.

Pois nesta terça-feira (2), Dorival, agora técnico da Seleção Brasileira, vai encarar o James da Seleção da Colômbia, não o do São Paulo, em jogo decisivo pelo Grupo D da Copa América dos Estados Unidos.

O jogo será no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na região de San Francisco. O Brasil precisa ganhar para ficar em primeiro e se livrar de encontro com o Uruguai nas quartas de final.

“O James chegou em um momento que a equipe do São Paulo começava a encontrar um caminho e estávamos na semifinal de uma competição importante e a equipe cresceu ali [Copa do Brasil]. Sempre foi um jogador de altíssimo nível, que chamou atenção pelas qualidades técnicas que possui. Ele se sente tão bem com a camisa da Seleção que impressiona em todos os aspectos. Pontua-se que determinados jogadores não fazem o mesmo em clubes e outro não alcançam desempenhos em Seleções, então com o James é ao contrário”, disse Dorival.

A relação entre Dorival e James nunca foi perfeita. Relatos de jornalistas que acompanham o dia a dia do Tricolor paulista apontavam alguns atritos, o que continuou depois que Dorival saiu do São Paulo para assumir a Seleção, em janeiro de 2024.

James não se consolidou no Tricolor com Thiago Carpini, que substituiu Dorival imediatamente, nem agora com Zubeldía. Ele deve ir embora, inclusive, após 22 partidas e dois gols.

Na Seleção da Colômbia faz uma ótima Copa América e será titular contra o Brasil. Mas não é só o camisa 10 que preocupa Dorival.

"É uma equipe interessante. Com certeza há muito trabalho. Equipe com muita mobilidade do meio para frente, alguns estão dentro do futebol brasileiro e acompanhamos há algum tempo. Ao mesmo tempo, temos que ter consciência do momento que vivemos, das dificuldades que poderemos ter e as soluções a encontrar”, disse Dorival Júnior.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Formado em jornalismo pela PUC-Campinas em 2000, trabalhou como repórter e editor no Diário Lance, como repórter no GE.com, Jornal da Tarde (Estadão), Portal IG, como repórter e colunista (Painel FC) na Folha de S. Paulo e manteve uma coluna no portal UOL. Cobriu in loco três Copas do Mundo, quatro Copas América, uma Olimpíada, Pan-Americano, Copa das Confederações, Mundial de Clubes, Eliminatórias e finais de diversos campeonatos.