O lateral-direito Yan Couto jogou boa parte da temporada pelo Girona com o cabelo rosa. Uma opção de alguns jogadores do clube que fez uma surpreendente campanha na La Liga, o Campeonato Espanhol, com uma terceira colocação, atrás apenas dos poderosos Real Madrid e Barcelona.
Na
“Estava jogando com o cabelo rosa a temporada toda. Na verdade, foi uma escolha minha, estava dando certo, foi legal. Mas foi uma coisa mais para o Girona, muita gente lá pintou o cabelo, foi meio que moda. Aqui na Seleção, o ciclo encerrou. Sou o Yan de cabelo preto, não muda nada, continua sendo o mesmo”, disse o jogador, que será opção ao titular Danilo, um dos líderes da equipe de Dorival Júnior.
Campanha no Girona
O choro de Yan Couto na derrota do Girona para o Real Madrid viralizou, em fevereiro. Os 4 a 0 no Santiago Bernabéu, na capital da Espanha, embalaram o Real para o título. Vini Jr. e Rodrygo, parceiros de Yan na Seleção, marcaram um gol cada.
“Foi uma frustração da minha parte mesmo por ter sido um jogo do primeiro contra o segundo colocado. Poderíamos ser líderes, foi um jogo que me preparei muito, mas foi mérito do Vini. É um cara espetacular, que fez uma bela temporada e é muito bom estar com ele agora na Seleção”, disse Yan.
Revelado pelo Coritiba, Yan saiu do Brasil em 2020, com 18 anos, comprado pelo poderoso Manchester City-ING, clube com o qual tem contrato até 2026. Por lá não teve oportunidade, sendo emprestado duas vezes ao Girona, que pertence ao Grupo City, e uma vez ao Braga, de Portugal.
“Fiz uma temporada muito boa pelo Girona. Agora, encerra o meu empréstimo, estou vendo o que fazer para o futuro, mas sou do Manchester City. Tenho contrato com eles até 2026, vou conversar com eles neste verão [na Europa]. Vamos resolvendo e deixar nas mãos do meu empresário”, disse o lateral.
Sobre uma escassez de laterais com qualidade no Brasil, o jogador acredita que seja um problema mundial. Ele admitiu que precisa melhorar em alguns aspectos e que Danilo, aos 32 anos, vai ajudá-lo.
“Mundialmente, em todos os países faltam laterais completos. Eu, por exemplo, sou um cara que preciso melhorar aspectos na minha posição e tenho tentado melhorar, a temporada demonstra isso. Vou seguir trabalhando. Comecei de extremo [ponta] na base, depois fui para lateral e precisa de adaptação. São características. Eu tenho as minhas, outros laterais tem outras. Aprendo muito com o Danilo”, disse Yan.
Antes da Copa América, o Brasil faz dois amistosos. No próximo sábado (8) o rival será o México, em College Station, no Texas, às 22h (de Brasília). No dia 12 de junho a Seleção enfrenta os Estados Unidos, no Camp World Stadium, em Orlando, às 20h (de Brasília).
A estreia na Copa América será em 24 de junho, frente a Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood, na região de Los Angeles.
Os jogos do Brasil na primeira fase
- 24/06 Brasil x Costa Rica, no SoFI Stadium, em Inglewood (região de Los Angeles)
- 28/06 Brasil x Paraguai, no Allegiant Stadium, em Las Vegas
- 02/07 Brasil x Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara (região de San Francisco)