Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Por que Marcos Antônio ainda não estreou pelo São Paulo? Comissão técnica explica

Volante chegou para posição carente do elenco, mas ainda está em evolução física

Marcos Antônio durante treino do São Paulo

No jogo contra o Atlético-GO, neste domingo (11), às 16h (de Brasília), completam-se 19 dias do anúncio da contratação do volante Marcos Antônio pelo São Paulo. O atleta chegou ao clube para suprir a pouca oferta no setor, sendo uma reposição pedida com urgência pelo técnico Luis Zubeldía, mas ainda não jogou um minuto sequer.

Leia também

Segundo a comissão técnica do Tricolor, Marcos Antônio ainda precisa encontrar a melhor forma física. O jogador vem um período importante de inatividade. A última partida foi em 24 de abril, quando ele defendia o PAOK, da Grécia. São, portanto, mais de três meses sem entrar em campo. No último mês antes de se acertar com São Paulo, o atleta de 24 anos passou a treinar com um personal, mas sem trabalhos em campo.

“Marcos Antônio é um jogador que se juntou, recentemente, ao elenco. Então, ele vai seguir a sua etapa de adequação para entrar na equipe. O momento que Luis (Zubeldía) entender que é a hora, ele vai jogar, seguramente. É preciso entender que tivemos jogos seguidos e que ele está entrando em ritmo. Ele vinha me parece que um mês parado, sem trabalho com bola”, disse o auxiliar técnico Carlos Gruezo.

“Ele estava trabalhando com um personal, mas estava trabalhando em campo. A gente o vê muito bem, é um jogador bastante interessante. Por isso, a diretoria o trouxe. Vamos dar as ferramentas para que, quando chegue a sua vez, ele possa ajudar a equipe”, acrescentou.

Marcos Antônio pode se transformar em um alto investimento do São Paulo. O clube pagou 150 mil euros (R$ 903 mil) a Lazio, clube detém os direitos do atleta, para tê-lo por empréstimo até metade do próximo ano.

Mas, se o volante cumprir a meta de atuar por, pelo menos, 45 minutos na metade partidas da equipe nesse período, o São Paulo tem a obrigação de adquirir Marcos Antônio em definitivo por 4,2 milhões de euros (R$ 25,2 milhões) divididos em seis semestres.

Quem é Marcos Antônio

O atleta iniciou a carreira nas categorias de base do Athletico-PR. Em seguida, transferiu-se para o Estoril, de Portugal, clube em que fez a estreia como profissional em 2018.

Das terras lusas, Marcos Antônio partiu para a Ucrânia, onde conseguiu destaque no Shakthar Donetsk. Foram quatro temporadas, com 102 partidas e oito gols marcados.

Em 2022, em alta, o volante teve os direitos adquiridos pela Lazio. Mas, só atuou em 22 jogos e, na sequência, acabou emprestado ao PAOK. Na Grécia, Marcos Antônio também não foi regular e participou de 17 partidas, com três gols.


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.