O
Além da vitória, a partida serviu para o técnico Hernán Crespo revezar o time: alguns titulares foram poupados, enquanto outros atletas tiveram oportunidade de mostrar serviço ao treinador — Pablo Maia, autor de um dos gols, é um dos exemplos.
Focado em subir para a Série A do Campeonato Brasileiro, o Athletico sofreu com desfalques e está em desvantagem para a partida da volta do mata-mata, na Arena da Baixada. O confronto está marcado para a próxima quarta-feira (6), novamente às 19h30.
Antes, o São Paulo visitará o Internacional neste domingo (3), no Beira-Rio, pela 17ª rodada do Brasileirão, às 20h30. No mesmo dia, pela Série B, o Furacão irá receber o Paysandu, às 18h30.
São Paulo domina, e Pablo Maia marca
O São Paulo envolveu o Athletico no primeiro tempo, tendo mais tempo de posse de bola, anulando as subidas do adversário com forte pressão pós-perda e criando oportunidades através da troca de passes curtos. Após irculação da bola sem que o Furacão tocasse nela, Enzo Díaz ultrapassou pela esquerda, recebeu de Ferreirinha e cruzou. A defesa afastou, e Pablo Maia ficou com a sobra. O volante acertou bonito chute de longe e abriu o placar.
Tricolor perde dois jogadores
Se não bastasse precisar substituir o lateral-esquerdo Wendell no primeiro tempo, que sentiu contusão, o autor do gol Pablo Maia também teve lesão, na etapa complementar. Enzo Díaz e Bobadilla, respectivamente, entraram.
Jogo esfria, e torcida fica impaciente
No segundo tempo, o São Paulo reduziu o ritmo, e o Athletico passou a ameaçar mais no campo de ataque, mas não criou grandes chances contra o gol defendido por Jandrei. Diante do “relaxamento” do Tricolor, parte da torcida no Morumbis ficou impaciente com a equipe e cobrou maior aceleração nas jogadas.
Ferreirinha marca, e Viveros desconta
Ferreirinha apareceu pelo segundo jogo consecutivo . O atacante “esquentou” o jogo novamente e balançou as redes aos 30 minutos da etapa complementar, em finalização dentro da área após ajeitada de Rodriguinho. O Athletico, porém, não se rendeu: Zapelli arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro. O atacante Viveros achou espaço entre os zagueiros são-paulinos e empurrou para o fundo das redes. Apesar de ameaçar pressionar no fim, o placar se manteve em vantagem para o Tricolor.
São Paulo 2 x 1 Athletico-PR
Escalação do São Paulo
Jandrei; Cédric (Maik), Alan Franco, Arboleda, Sabino e Wendell (Enzo Díaz); Pablo Maia (Bobadilla), Marcos Antônio (Alisson) e Rodriguinho; Ferreirinha e André Silva (Luciano). Técnico: Hernán Crespo.
Escalação do Athletico-PR
Santos; Belezi, Habraão e Léo; Benavídez, Riquelme (João Cruz), Dudu Kogitzki (Mendoza), Patrick, Giuliano (Zapelli) e Fernando (Felipinho); Alan Kardec (Viveros). Técnico: Odair Hellmann.
Gols
- Pablo Maia (30 minutos/1ºT)
- Ferreirinha (31 minutos/2ºT)
- Viveros (41 minutos/2ºT)
Cartões amarelos
- Cédric, Wendell e Rodriguinho (São Paulo); Belezi (Athletico)
Cartões vermelhos: -
- Motivo: Jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
- Data e horário: 31 de julho de 2025 (quinta-feira), às 19h30 (de Brasília)
- Local: Morumbis, em São Paulo
- Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
- Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)
- VAR: Wagner Reway (SC)