Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

Como Zubeldía deu jeito na defesa do São Paulo, que está a quatro jogos sem sofrer gol

Treinador ajusta sistema com nova mentalidade tática, dupla de zaga de gringos e ainda conta com goleiro inspirado para evitar ser vazado

Zubeldía em treino do São Paulo

Com oito vitórias e dois empates, o técnico Luis Zubeldía vive o melhor início de um treinador a frente do São Paulo desde 1986. Um dos pontos que leva a esse número histórico é o desempenho da defesa do Tricolor, que não é vazada há quatro jogos.

A sequência invicta representa a consolidação de um setor que passou por mudança na dupla de zaga, modificou mentalidade tática e contou com o poderio de um goleiro em grande fase.

Nos dez jogos a frente do São Paulo, Zubeldía viu o time sofrer quatro gols. No período do técnico Thiago Carpini, a equipe foi vazada 19 vezes em 18 partidas.

A seguir, entenda como o treinador argentino conseguiu fazer os ajustes e passou a ter um time mais sólido na temporada, deixando para trás a instabilidade.

1. Nova dupla de zaga

Logo que assumiu o comando do Tricolor, Zubeldía decidiu apostar na formação de uma dupla de zaga de estrangeiros. O equatoriano Arboleda foi mantido no lado direito do miolo da defesa e passou a ter a companhia do argentino Alan Franco, que, curiosamente, não perdeu um jogo sequer pelo Tricolor nesta temporada.

Já são 15 partidas disputadas - oito com o técnico argentino -, com dez vitórias e cinco empates. Ele ainda marcou um gol e deu duas assistências. Além do encaixe com o colega de defesa e os bons números, Alan Franco tem características específicas que o fizeram vencer a concorrência e chamar a atenção de Zubeldía.

"É por uma questão que gosto, de sair jogando com a bola de trás. Para mim, é importante ter tranquilidade. Tenho a sensação que o Diego Costa, pela esquerda, não terá sua melhor versão neste caso. No caso do Alan (Franco), sim, porque ele tem um físico não tão alto, gira de maneira mais natural... são pequenas coisas que, para mim, detecto porque é meu dever e monto a dupla de zagueiros”, comentou o treinador.

2. Mentalidade tática

Zubeldía valoriza a organização do sistema defensivo nas fases com e sem bola. O treinador deixou claro como enxerga isso após a vitória de 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no último domingo (2).

“Se queremos defender bem, temos que fazer bem o processo sem e com bola. Se não, seremos uma equipe desequilibrada. Recuperamos a bola, e perdemos. Recuperamos de novo, e perdemos de novo. Assim é impossível”, avaliou Zubeldía.

“Se ficarmos muito tempo com a bola, nós temos que trabalhar bem. Sem ela, temos que ter uma boa organização”, acrescentou.

3. Goleiro em grande fase

Mas, nem sempre, os planos do treinador saem como o esperado, e o São Paulo fica em apuros, com aconteceu diante do próprio Cruzeiro, na última rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

É nesse momento que surge a figura do goleiro Rafael, que vive grande fase e se destaca com defesas relevantes ao longo da temporada.

O atleta, no entanto, pode virar desfalque do time por até nove rodadas. No último domingo (2), ele já viajou para os Estados Unidos, onde integra o elenco da Seleção Brasileira em dois amistosos e na disputa da Copa América. O escolhido para substituí-lo é Jandrei.

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.