Inclusive, de acordo com informação inicialmente divulgada pelo jornal espanhol As, Xabi já teria dois reforços no radar para a equipe merengue: o volante espanhol Martín Zubimendi, do Real Sociedad, e o meia-atacante Wirtz, atualmente Bayer Leverkusen.
Zubimendi tem multa rescisória de 60 milhões de euros (mais de 384 milhões, na cotação atual). O valor está dentro das condições do Real Madrid. Já Wirtz, por sua vez, teria que contar com o consenso de seu atual clube para eventual liberação.
Há, também, um terceiro nome na mira do Real. A chegada do zagueiro Jonathan Tah é vista com bons olhos por Xabi Alonso, apesar de que o jogador já tem um pré-contrato com o Barcelona, mas de acordo com informações de bastidores, as tratativas com o time catalão podem ser complicadas.
Xabi Alonso no Real Madrid?
Um fator facilitador para o acordo entre o técnico espanhol e o Real Madrid é uma espécie de “acordo de cavalheiros” entre o Bayer Leverkusen e o treinador. Nesse acordo, o time alemão não colocaria impedimentos para a saída do profissional, caso ele recebesse uma proposta de um dos times que atuou como jogador. É o caso da equipe merengue.
Recentemente, durante o Prêmio Laureus 2025, o CEO do clube alemão, Fernando Carro, confirmou o acordo.
“Temos um acordo de cavalheiros no qual, se vem algum dos clubes pelos quais ele jogou, sentaríamos para conversar e não colocaríamos impedimento. Somos um clube muito profissional e estamos preparados para tudo”, disse.