Ouvindo...

Brasil segura empate com a Colômbia e avança em 1º na Copa América Feminina

Seleção Brasileira teve que lidar com a expulsão precoce da goleira Lorena, ainda no primeiro tempo

Brasil superou uma expulsão e segurou o empate diante da Colômbia nesta sexta-feira (25)

O Brasil empatou com a Colômbia em 0 a 0 nesta sexta-feira (25), no Estádio Banco Guayaquil, no Equador, pela última rodada da fase de grupos da Copa América Feminina. Durante o jogo, a Seleção Brasileira teve que lidar com a expulsão precoce da goleira Lorena, ainda no primeiro tempo.

Com o resultado, o Brasil terminou a primeira fase com a 1ª posição do Grupo B, com 10 pontos. A Colômbia fez a segunda melhor campanha e também avançou para as semifinais, com 8 pontos.

O terceiro colocado foi o Paraguai, que venceu a Venezuela por 2 a 1 e terminou com sete pontos.

Cruzamento nas semifinais e vagas

O Brasil enfrentará o Uruguai nas semifinais, enquanto a Colômbia pegará a Argentina.

Paraguai e Chile se enfrentam na decisão de quinto lugar. A Copa América Feminina é qualificatória para a Olímpiada de Los Angeles 2028. As duas finalistas estão automaticamente classificadas. A 3ª, 4ª e 5ª colocadas ganham vagas para o torneio dos Jogos Pan-Americanos de 2027, em Lima, no Peru.

Diferente das edições anteriores, a Copa América de 2025 não garante participação na Copa do Mundo 2027. Neste ciclo, as equipes vão participar das Eliminatórias, como é feito na modalidade masculina.

O jogo

A goleira Lorena recebeu o cartão vermelho aos 23 minutos do primeiro tempo. Em uma jogada de velocidade, ela saiu da grande área e tocou a bola com a mão.

A árbitra peruana Milagros Arruela chegou a aplicar apenas o cartão amarelo, mas, após interferência da assistente Vera Yupanqui, decidiu expulsá-la.

Com isso, a atacante Jhonson precisou sair para a entrada da goleira Cláudia, e o Brasil passou a jogar com uma jogadora a menos.

A partir daí, a maior parte dos ataques foi contra o gol brasileiro. Ainda assim, as atletas comandadas por Arthur Elias criaram chances para abrir o placar.

Com experiência e de olho na próxima fase, o Brasil esfriou o jogo e conseguiu segurar o ímpeto das colombianas. 0 a 0.

Semifinal

Pela semifinal, o Brasil enfrentará o Uruguai na terça-feira (29), às 21h (de Brasília), no estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador.

A Colômbia terá a Argentina pela frente, na segunda-feira (28), às 21h (de Brasília), no mesmo estádio.

Leia também

Igor Varejano é jornalista formado pela UFOP. Tem experiência na cobertura esportiva, como repórter de cidades e rádio. Antes da Itatiaia, colaborou com Agência Primaz, Jornal Geraes e Rádio Real.