Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Palmeiras no WhatsApp

Como o Palmeiras monitora jogadores da base e faz transição para profissional

Abel Ferreira detalha que auxiliar tem missão de garimpar atletas nas categorias inferiores

Abel cumprimenta Estêvão após gol pelo Palmeiras

Na Era Abel Ferreira, o Palmeiras passou a utilizar com frequência os jogadores produzidos pelas categorias de base do clube. O recurso faz parte do planejamento alviverde, que, antes de conseguir fazer milhões com a venda de novas revelações, conta com um trabalho de bastidores na transição dos atletas. Dentro desse processo, um auxiliar técnico do comandante português tem papel crucial.

Trata-se de Vitor Castanheira. O profissional é responsável por “saber de tudo” o que acontece nas categorias inferiores. Munido das informações, ele troca ideias com o técnico Abel Ferreira e o restante da comissão técnica. Em seguida, os jogadores são observados em treinamentos por diferentes períodos até ganharem chances na equipe principal.

Vitor Castanheira, auxiliar técnico de Abel Ferreira, em treino do Palmeiras

Há um trabalho que é muito bem feito na base. Desde que chegamos aqui, não há semana nenhuma, e podem perguntar ao Castanheira, que é o responsável por saber de tudo o que se passa na formação, que não venham treinar conosco, quatro, cinco ou seis jogadores”, disse Abel Ferreira.

“O Vanderlan, Fabinho, Naves começaram a treinar conosco. É algo que fazemos não é de agora. É normal, os jogadores vão experimentando o contexto da equipe profissional, vão entendendo as dinâmicas. Existe o respeito dos mais novos com os mais velhos e vice-versa. É um trabalho contínuo e consistente”, acrescentou.

Zagueiro é o próximo da fila

Nesse cenário de contínuo aproveitamento da base, o próximo a surgir é o zagueiro Vitor Reis, de 18 anos. Ele treina com o elenco profissional desde o começo do ano e foi indicado por Abel Ferreira como um dos atletas a fazerem parte da reformulação que o treinador planeja para o período da Copa América, em que o elenco principal cederá peças para diferentes seleções.

Vitor Reis foi capitão da Seleção Brasileira no último Mundial Sub-17, em 2023. Ele foi convocado para um período de treinos da Seleção Sub-20, visando ao Sul-Americano da categoria.

Na base do Palmeiras, o jogador é multicampeão. Vitor Reis foi bicampeão Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023) e da Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023). Ele chegou ao Palmeiras com dez anos.

O zagueiro também foi apontado pelo jornal britânico “The Guardian” como um dos 60 jovens jogadores com mais potencial no mundo.

Na lista veiculada no ano passado, também estão o atacante Endrick, já negociado com o Real Madrid, e meia-atacante Luís Guilherme, que defende o time principal do Palmeiras desde o ano passado.

Ficha de Vitor Reis

Nome: Vitor de Oliveira Nunes dos Reis
Idade: 18 anos (12/01/2006)
Local de Nascimento: São José dos Campos-SP
Altura: 1,86m
Pé dominante: direito
Chegada ao Palmeiras: 2016

Palmeiras Sub-20 2024: 10 jogos
Palmeiras Sub-20 2023: 10 jogos e 2 gols
Palmeiras Sub-17 2023: 19 jogos e 2 gols

Títulos: Campeonato Brasileiro Sub-17 (2022 e 2023), Paulista Sub-20 (2023), Paulista Sub-17 (2022), Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), Paulista Sub-11, Copa Internacional de Avanhandava Sub-12, Copa PUMA Toreros Sub-12 (Japão), Taça Brasil de Campo Bom Sub-13, Nike Premier Cup Sub-15, Paulista Sub-15 e Festival TSFC Sub-17

Leia também


Participe dos canais do Itatiaia Esporte:

Brenno Costa é jornalista multimídia formado pela Universidade Católica de Pernambuco e pós-graduado em comunicação e marketing pela Estácio. Atualmente, é correspondente da Itatiaia em São Paulo. Antes, trabalhou na Folha de Pernambuco, Diario de Pernambuco/Superesportes e no Globo Esporte.