Ouvindo...

Fifa confirma duelo por vaga no Super Mundial após exclusão de clube mexicano

Vaga, que pertencia ao León-MEX, será disputada por América do México e LAFC; vencedor enfrenta o Flamengo

O Flamengo recebe o troféu do Super Mundial de Clubes em sua sede social, na Gávea, na Zona Sul do Rio de Janeiro

A Fifa confirmou, nesta terça-feira (6), que a última vaga no Mundial de Clubes será disputada entre América do México e Los Angeles Football Club, dos Estados Unidos. A decisão vem poucas horas depois da Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmar a exclusão do León-MEX e rejeitar o recurso da Alajuelense.

A data do confronto entre América-MEX e LAFC ainda não foi confirmada. O vencedor deste duelo estará no Grupo D que conta com Flamengo, Chelsea-ING e Esperance-TUN.

“A FIFA decidiu organizar um play-off de partida única entre o Los Angeles Football Club (vice-campeão da Copa dos Campeões da Concacaf de 2023, atrás do Club León) e o Club América (o clube mais bem colocado no ranking ao final da Copa dos Campeões da Concacaf de 2024, ou seja, a última temporada a ser considerada para a classificação do clube para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA™ de 2025)”, diz em parte do comunicado.

Uma regra do regulamento do Super Mundial proíbe a participação de clubes do mesmo dono. León e Pachuca, que também está classificado, pertencem ao mesmo grupo. Assim, o CAS ‘definiu’ o destino da última vaga do torneio. O León estava no Grupo D com Flamengo, Espérance-TUN e Chelsea-ING.

O torneio nos Estados Unidos será disputado entre os dias 14 de junho a 13 de julho. A equipe classificada entre LAFC e América estreará contra o Chelsea no dia 16 de junho, depois enfrenta o Espérance, no dia 20 de junho e finaliza a campanha na primeira fase no dia 24 de junho, contra o Flamengo.

Leia também

Por que o Alajuelense?

Levando em consideração o ranking da Fifa, o clube mais bem colocado que não está classificado para o Mundial de Clubes é o América-MEX. No entanto, a classificação do clube fere outro ponto do regulamento.

Existe um limite de dois clubes do mesmo país na competição, exceto se três ou mais conquistarem títulos continentais. Como o América não venceu nenhuma competição do tipo nos últimos anos, estaria impossibilitado de participar.

Assim, seguindo o ranking e excluindo México e Estados Unidos pelo critério de limite de participantes por país, o representante seria o Alajuelense. O clube costarriquenho, em janeiro, entrou com um pedido para desclassificação de um dos mexicanos por burlar a regra da multipropriedade.

Entenda a situação

A Fifa confirmou a exclusão do León, do México, do Mundial de Clubes 2025, no dia 21 de março. A entidade máxima do futebol constatou que o clube mexicano descumpriu o regulamento da competição. O certame será disputado nos Estados Unidos entre os dias 14 de junho a 13 de julho.

A exclusão ocorreu porque o Pachuca-MEX (também classificado), é de propriedade do mesmo dono do León. A situação está proibida no regulamento da competição. A Fifa, no entanto, não detalhou o motivo de ter escolhido o León.

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.