Ouvindo...

Fifa toma decisão, e adversário do Flamengo é cortado do Mundial de Clubes

Clube foi desclassificado após descumprir o regulamento da competição

A FIFA anunciou, nesta sexta-feira (21), a exclusão do León-MEX do Super Mundial de Clubes. A decisão foi tomada após ser constatado que o clube e o Pachuca, também do México, descumpriram o regulamento da competição. O León estava no Grupo D e enfrentaria o Flamengo, o Espérance-TUN e o Chelsea-ING.

A situação ocorre porque o Pachuca e o León, ambos do México, são propriedades do mesmo dono. A situação está descrita no regulamento da competição. Em caso de exclusão de alguma equipe mexicana, a vaga seria distribuída para outro clube da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).

Os dois times são de propriedade do empresário Jesús Martínez Patiño, que também controla Mineros de Zacatecas (MEX), Coyotes de Tlaxcala (MEX), Talleres (ARG) e Everton (CHI). Nenhum outro clube da competição está nessa situação.

“Após avaliar todas as evidências do caso, o presidente do Comitê de Apelações da Fifa decidiu que tanto o Pachuca quanto o León não atendem aos critérios de propriedade multiclube estabelecidos no regulamento do Mundial de Clubes da Fifa. Nos termos, a Fifa decidiu não admitir o León na competição e anunciar o clube que o substituirá em seu devido tempo”, disse a Fifa em nota.

O León foi campeão da Champions League da Concacaf em 2023. Também naquele ano, com Lucas Romero e Nicolas Larcamón (ex-técnico do Cruzeiro), o clube mexicano estreou na competição chancelada pela Fifa.

Ainda nao foi definido qual time ocupará a vaga do clube mexicano. A certeza é que a vaga continua para equipes da Concacaf.

Leia também

Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Leia mais