Ouvindo...

Times mexicanos são comunicados pela Fifa e podem não jogar Mundial de Clubes

Times se pronunciaram por meio das redes sociais nesta sexta-feira (21)

Troféu do Super Mundial de Clubes

Pachuca e o León, do México, confirmaram nesta sexta-feira (21) que foram notificados pela FIFA que podem ser excluídos da disputa do Mundial de Clubes em 2025. Em comunicado, os clubes desaprovaram a decisão e afirmaram que vão ‘até as últimas instâncias’ para poder participar do torneio.

A situação ocorre porque o Pachuca e o León, ambos do México, são propriedades do mesmo dono. A situação está descrita no regulamento da competição. Em caso de exclusão de alguma equipe mexicana, a vaga seria distribuída para outro clube da Confederação das Associações de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf).

Os dois times são de propriedade do empresário Jesús Martínez Patiño, que também controla Mineros de Zacatecas (MEX), Coyotes de Tlaxcala (MEX), Talleres (ARG) e Everton (CHI). Nenhum outro clube da competição está nessa situação.

O Pachuca está no Grupo G com Real Madrid-ESP, Al-Hilal-ARA e Red Bull Salzburg-AUS. O León está no grupo D com Flamengo, Espérance-TUN e Chelsea-ING.

O Pachuca conquistou a vaga com o título da Champions Cup da Concacaf em 2024. A classificação foi garantida em junho daquele ano. O time participou de outras cinco edições de Mundial da Fifa (2007, 2008, 2010 e 2017).

O León foi campeão da Champions League da Concacaf em 2023. Também naquele ano, com Lucas Romero e Nicolas Larcamón (ex-técnico do Cruzeiro), o clube mexicano estreou na competição chancelada pela Fifa.

Leia também

Nota do Pachuca

“Há alguns momentos fomos notificados por parte da FIFA que uma das equipes: Pachuca e León, participantes do Mundial de Clubes de 2025, será excluído da competição. Os fundamentos desta decisão não nos foram comunicados.

Estamos inconformados com a decisão e apelaremos até as últimas instâncias no mais alto tribunal desportivo, já que todas as provas e documentação que credenciam nossa independência administrativa e esportiva foram apresentadas em momento oportuno e de forma transparente.

Será o Secretário Geral da Fifa que decide qual dos clubes será excluído. Em nosso caso, defenderemos o que se ganhou no campo, de maneira justa, profissional e com apego às regras da competição.

Atentamente
Clube de Fútbol Pachuca”

Nota do León

Club León expressa sua inconformidade pela determinação tomada na Fifa que poderia nos excluir do próximo Mundial de Clubes.

A decisão que a equipe não disputará o torneio é de responsabilidade do Secretário Geral da entidade que será notificado nos próximos dias.

Nos últimos meses apresentamos cada uma das provas e documentos que confirmam que o Club León é administrado de maneira autônoma em todos aspectos econômicos, administrativos e esportivos.

Caso o León seja impedido de participar do Mundial de Clubes 2025 mesmo com o direito conquistado em campo, vamos até as últimas consequências nos mais altos tribunais esportivos.

Muito obrigado

Club León.

Leonardo Parrela é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com ge.globo, UOL Esporte e Hoje Em Dia. Tem experiência em diversas coberturas como Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.