Lionel Messi, um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, ainda tem chance de disputar a primeira edição do Super
O Inter Miami, time do craque argentino, foi eliminado nas quartas de final da atual edição da Liga dos Campeões da Concacaf (Confederação das Américas do Norte e Central), a Concachampions, para o Monterrey, clube mexicano já classificado para o Super Mundial. Mas ainda há uma possibilidade de o Inter ser incluído pela Fifa na primeira edição da nova competição.
O país-sede terá a indicação de uma equipe. O critério a ser utilizado ainda não foi divulgado, mas a maior probabilidade, apurou a Itatiaia, é que a solução mais lógica seja utilizada e o campeão da edição em andamento da Major League Soccer (MLS), o principal campeonato profissional de futebol do EUA, seja o indicado. A MLS 2024 termina no início de dezembro.
O Inter Miami lidera a Conferência Leste, após 11 jogos, com 21 pontos. os 29 participantes jogam 37 partidas na temporada regular, com os sete primeiros de cada uma das duas conferências avançando aos playoffs. Oitavos e nonos jogam uma repescagem. Ainda há, portanto, bastante campeonato a ser disputado, mas o desempenho atual do Inter Miami o credencia como candidato a vaga do país-sede ao Mundial.
O Brasil tem três times já classificados, os últimos campeões da Copa Libertadores, Palmeiras, Flamengo e Fluminense. Mais um pode entrar, desde que vença a edição atual do torneio da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol). Atlético, Grêmio, São Paulo e Botafogo estão nessa condição.
Pelo regulamento cada país só pode ter dois participantes, a não ser que mais equipes vençam o campeonato continental de clubes. É o caso do Brasil, por exemplo, com Palmeiras, Flamengo e Fluminense campeões das três últimas edições da Libertadores.
A Fifa pretende sortear entre junho e julho os grupos do Super Mundial, quando será possível saber se algum time brasileiro cruzará com o indicado pelos Estados Unidos para a competição, que poderia ser o Inter Miami.
O novo Mundial
A primeira edição será nos Estados Unidos, entre 15 de junho e 13 de julho de 2025. Estádios e cidades onde ocorrerão os jogos ainda serão anunciados
Dos 32 participantes, 26 já estão classificados. Entre junho e julho deste ano, a Fifa espera que 28 times sejam conhecidos para o sorteio. Faltaria a definição do indicado do país-sede e os três sul-americanos restantes, que serão decididos apenas em novembro de 2024.
Os clubes serão divididos em oito grupos de quatro equipes, com os dois primeiros de cada passando para as oitavas de final, e a partir daí os confrontos serão eliminatórios, até a final.
Os 26 times já classificados para o Super Mundial:
América do Sul (6 vagas)
- Palmeiras - campeão da Libertadores de 2021
- Flamengo - campeão da Libertadores de 2022
- Fluminense - campeão da Libertadores de 2023
Europa (12 vagas)
- Chelsea - Inglaterra
- Real Madrid - Espanha
- Manchester City - Inglaterra
- Porto - Portugal
- Benfica - Portugal
- Inter de Milão - Itália
- PSG - França
- Bayern de Munique - Alemanha
- Borussia Dortmund - Alemanha
- Juventus - Itália
- Atlético de Madrid - Espanha
- RB Salzburg - Áustria
Américas do Norte e Central (4 vagas)
- Monterrey - México
- Seattle Sounders - EUA
- León - México
África (4 vagas)
- Al-Ahly - Egito
- Wydad Casablanca - Marrocos
- Espérance - Tunísia
- Mamelodi Sundowns - África do Sul
Ásia (4 vagas)
- Al-Hilal - Arábia Saudita
- Urawa Red Diamonds - Japão
- Ulsan Hyundai - Coreia do Sul
Oceania (1 vaga)
- Auckland City - Nova Zelândia