O técnico do time sub-20 feminino do Grêmio, Yura Tittow, foi acusado de racismo por torcedores, devido a um vídeo que circula nas redes sociais. O treinador utilizou termos preconceituosos contra outros duas atletas da sua própria equipe.
Após a conquista da Ladies Cup sub-20 pelo Tricolor em cima do Avaí Kindermann, na noite de terça-feira (31), o profissional apareceu em uma live da zagueira Duda Pedra, que dividia o vídeo com a zagueira Brito e a goleira Yasmim Paixão. Na ocasião, ao mostrar as atletas negras, Yura falou “liga a luz”, e as jogadoras responderam “racista, vagabund*", em tom descontraído.
O clube gaúcho afirmou à Itatiaia que está tratando do caso internamente. “O Grêmio repudia todo e qualquer ato de natureza racista e discriminatória e está averiguando os fatos para encaminhar internamente as providências cabíveis”, disse o Tricolor.
Yura Tittow, mais conhecido como Yurinha, é filho de Júlio Titow, o Yura, jogador histórico e ídolo do Grêmio. O ex-jogador foi diretor do futebol feminino do Grêmio de 2017 até o final do ano passado, quando Claudio Mitchell Neis assumiu o departamento. Yurinha é técnico da categoria desde 2018.