A CBF publicou, nesta quarta-feira (26), o áudio da equipe de arbitragem responsável pelo lance que resultou na expulsão do lateral Agustín Giay, do Palmeiras, na
O lance em questão ocorreu no pênalti marcado sobre Arthur, que originou o terceiro gol gremista. Durante a revisão, a equipe do VAR avaliou se a ação configurava ‘DOGSO’.
A sigla utilizada pela arbitragem tem como significado, em inglês, Deny an Obvious Goal-scoring Opportunity (impedir uma clara oportunidade de gol).
VAR contestou decisão de campo
No áudio divulgado, o árbitro Sávio Pereira Sampaio confirma inicialmente o pênalti e indica entender o lance como “DOGSO com disputa”, interpretação que levaria apenas ao cartão amarelo.
O VAR, no entanto, discordou. Segundo a cabine, o lateral palmeirense “salta nas costas do jogador” e não disputa a bola, entendimento que transformaria a ação em DOGSO sem tentativa de jogo.
“Ele está dizendo que é um DOGSO com disputa… o jogador está correndo e aí ele salta nas costas do jogador. Sávio, o pênalti está confirmado, estou só vendo a tática”, diz o VAR inicialmente. Eu não vejo disputa da bola. Para mim ele salta… Eu vou recomendar a revisão”, diz o VAR
Após a revisão, Sávio concorda com a decisão da cabine e muda a cor do cartão para o jogador do Palmeiras: “Realmente ele não visa a bola, cartão vermelho.”
Com a revisão, Giay acabou expulso, e Willian converteu o pênalti na sequência, abrindo 3 a 1 para o Grêmio.
Irritação no Palmeiras
A mudança de critério após revisão gerou indignação de Abel Ferreira, que reclamou duramente na área técnica e após o apito final. O treinador inclusive foi punido com o cartão amarelo durante a análise do árbitro, por reclamação.
Clima tenso na reta final do Brasileirão
Com o resultado, o Palmeiras permanece na vice-liderança, com 70 pontos.
O próximo compromisso do Grêmio será contra o Fluminense, na terça-feira (2), às 21h30 (de Brasília). A partida será realizada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O Palmeiras visita o Atlético na quarta-feira (3), às 21h30 (de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Antes, contudo, o Alviverde entra em campo no sábado (29), para enfrentar o Flamengo na final da Copa Libertadores 2025, no Estádio Monumental de Lima, no Peru.