Cléber Xavier rasgou elogios ao desempenho de Neymar, após a vitória do
“Primeiro falar da qualidade que ele atingiu na parte física. A dedicação dele, que está cumprindo os trabalhos (...) O jogo do Neymar hoje não foi só um jogo bom físico com a posse, sem a bola ele ajudou muito”, apontou Xavier.
O técnico destacou que Neymar mostrou muito foco durante os treinamentos da parada do Mundial de Clubes da Fifa. Além disso, a postura do craque motiva o grupo. Isso o coloca como exemplo.
“A dedicação dele, que esta cumprindo os trabalhos. A alegria que ele está por liderar esse grupo de atletas, de estar no dia a dia. Os objetivos que ele tem de nos ajudar, primeiro ajudar o Santos a chegar em uma posição melhor, que é o nosso objetivo e o nosso desafio. E depois fazer parte da Seleção. Ele é exemplo pros outros”.
Neymar de 10, ou falso nove?
No jogo desta quarta, o astro desempenhou dois posicionamentos. Primeiro, como camisa 10, atrás de Tiquinho Soares, que foi o centroavante. Depois, como ‘falso-nove’. Foi jogando como atacante que surgiu o gol da vitória do Peixe. Questionado sobre como imagina utilizar Neymar, Cleber Xavier apontou que vê o atleta das duas maneiras.
“Ultimamente o Neymar tem jogado muito por dentro e eu vou usá-lo nas duas funções. Seja como 10 ou como falso-nove. Depende do jogo, depende do momento dele. Como ele desenvolveu muito bem a parte física e a gente ia utilizá-lo por todo o jogo, treinei as duas possibilidades”, disse.
Caminhos para vencer o Flamengo
Para vencer o líder da competição, Cléber Xavier apostou na velocidade e na marcação intensa na saída de bola dos cariocas. Para o comandante, a equipe santista executou o plano com maestria.
“A gente soube fechar os espaços por dentro, que era o mais perigoso. E demos poucas chances pra eles. A ideia era aproveitar os espaços no contrataque, e se agente conseguisse empurrar pra trás do meio pra média, a gente conseguir ter uma situação que nos favorecesse usando o Ney, a qualidade do Ney. Um jogador que trabalhou bem, que voltou bem, aguentou até o final como a gente imaginava”, apontou.
A vitória diante do Flamengo leva a equipe paulista para os 14 pontos e se afasta um pouco do Z4 da Série A. O Santos agora atua fora de casa no sábado (19) diante do Mirassol, no Maião, em Mirassol, às 18h30 (de Brasília), pela Série A do Brasileiro.