O técnico Abel Ferreira, do Palmeiras, reconheceu que o Flamengo foi superior na
“Olha, não vou justificar muito, apenas dizer que nosso adversário foi melhor, mais experiente, soube lidar com esse momento de tensão, de final. Acho sinceramente que a experiência ganhou da irreverência, foram melhores. Apesar do jogo ter sido decidido nos detalhes, o adversário foi melhor que o Palmeiras”, iniciou Abel em entrevista coletiva.
Apesar de destacar a juventude do elenco palmeirense, o treinador voltou a trazer a público que sentiu falta de uma maior coragem, ousadia dos atletas. O comandante já havia ido nessa linha após o empate por 0 a 0 com o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro.
“Olha, para ser sincero, apesar de termos uma equipe jovem, faltou coragem e ousadia. Isso que faltou. A forma de jogar do nosso adversário não é surpresa, eles partem a equipe, cinco a construir e cinco a atacar. O Alex Sandro, o Danilo e o Léo Pereira, com Pulgar e Jorginho ali pela frente. Eles tinham cinco e nós quatro. Procuramos saltar quando o Léo carregava a bola, saltar com Lopez e igualar com Andreas. Mas mais do que achar explicações, é reconhecer que nosso adversário foi melhor. Mais pesado, cascudo, apesar do jogo ter sido definido em um detalhe de bola parada”, comentou.
“A verdade é que só nos soltamos depois do primeiro gol. A estratégia defensiva estava certa, os jogadores cumpriram, o problema não foi a estratégia defensiva. Por que eu digo que o adversário foi mais experientes? Os meus jogadores quase sempre tocavam de primeira. Em um jogo desses, tem que dominar a bola, driblar. Você sente que não estão soltos, que falta ousadia, coragem. Aconteceu depois do gol, mas foi tarde”, adicionou.
O treinador ainda lembrou de dois lances importantes da decisão: a forte entrada de Pulgar em Bruno Fuchs, que não gerou expulsão, e a chance desperdiçada por Vitor Roque nos minutos finais.
“E, no final, ainda tivemos uma clara chance com Roque. E tivemos um lance muito duvidoso ali no início do jogo (entrada de Pulgar). Mas o Flamengo foi muito melhor e ponto final”, finalizou.
Palmeiras 0 x 1 Flamengo
Em jogo nervoso, o
O gol da partida foi marcado por Danilo, de cabeça, aos 21 minutos do segundo tempo.
A conquista repete a edição de 2019, quando o Rubro-Negro faturou a taça da competição no mesmo estádio, sobre o River Plate-ARG.
Com o título, o Flamengo se torna o primeiro brasileiro tetracampeão da Copa Libertadores. Além de 2025, o Rubro-Negro venceu o torneio em 1981, 2019 e 2022.