Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Corinthians no WhatsApp

Em busca de soluções no Corinthians, Dorival consolida esquema com três zagueiros

Comissão técnica tem apostado em formação que potencializa os laterais

Dorival Júnior durante o treino da última quinta-feira (9)

O técnico Dorival Júnior, em busca de soluções em meio aos desfalques do Corinthians, consolidou a formação com três zagueiros, liberando os alas para atacar. O entendimento interno é de que o Timão tem apresentado boas atuações dentro dessa plataforma, mesmo com a oscilação recente de resultados.

O volante Raniele vem sendo deslocado para atuar como zagueiro pela esquerda, ao lado de Gustavo Henrique e André Ramalho. Na ausência do último, por lesão, João Pedro Tchoca tem recebido oportunidades.

No meio-campo, Maycon e José Martínez costumam ser os escolhidos para preencher a faixa central, com Matheuzinho e Matheus Bidu atuando pelas alas. A dupla, inclusive, é a mais beneficiada ofensivamente, já que recebe maior liberdade para se projetar como pontas quando o time ocupa o campo de ataque.

No momento defensivo, Matheuzinho e Bidu recuam e formam uma linha de cinco, junto com os zagueiros, à frente do goleiro Hugo Souza.

Do meio para frente, Breno Bidon, Yuri Alberto e Gui Negão têm sido os escolhidos. Bidon costuma atuar na faixa central, com liberdade de movimentação, enquanto Gui e Yuri jogam de forma mais avançada.

A tendência é que o time passe por ajustes com os retornos de Rodrigo Garro, André Carrillo e Memphis Depay, mas a nova plataforma tática tem sido bem avaliada internamente. Antes dessa configuração, a equipe atuava principalmente em um losango, com linha de quatro defensores.

Leia também

A consolidação do esquema não descarta mudanças pontuais. Durante o jogo contra o Mirassol, por exemplo, o Corinthians retornou ao losango no decorrer do segundo tempo, com Raniele de volta à linha dos meio-campistas.

Após vencer o Mirassol e na expectativa de contar com reforços caseiros, o Corinthians se prepara para o clássico contra o Santos, na Vila Belmiro. As equipes se enfrentam na próxima quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Iúri Medeiros é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Passou pela Gazeta Esportiva, onde estagiou e posteriormente cobriu o dia a dia do Corinthians. Além do noticiário do Timão, participou da cobertura de jogos de Palmeiras, Santos e São Paulo, além de eventos na capital paulista, como a São Silvestre. Na Itatiaia, acompanha Corinthians e Santos.