Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do São Paulo no WhatsApp

São Paulo será julgado pelo STJD por cânticos homofóbicos após denúncia do Corinthians

Tricolor pode ser multado, perder mando de campo ou ter torcedores identificados suspensos por até 720 dias

STJD julgará São Paulo por cantos homofóbicos da torcida no Morumbis

O São Paulo será julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na próxima sexta-feira (17), por cânticos de cunho homofóbicos entoados por torcedores no clássico contra o Corinthians, válido pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.

O julgamento será conduzido pela Segunda Comissão Disciplinar do STJD. O clube foi denunciado pela Procuradoria em razão do que ocorreu no Morumbis, no dia 19 de julho.

Embora a súmula da partida não tenha registrado qualquer ocorrência, o Corinthians apresentou uma Notícia de Infração, relatando manifestações homofóbicas da torcida mandante.

Vídeos publicados nas redes sociais também mostram cânticos ofensivos e discriminatórios durante o jogo no estádio, segundo o STJD.

Com base nas imagens e na denúncia, a Procuradoria enquadrou o São Paulo no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de atos discriminatórios relacionados a sexo, gênero, origem, cor ou condição. O dispositivo prevê multa de até R$ 100 mil e sanções esportivas, podendo incluir perda de mando de campo ou suspensão de torcedores identificados por até 720 dias.

Leia também

O clube também foi denunciado com base no artigo 191, inciso III, por descumprimento do Regulamento Geral das Competições (RGC), que classifica infrações discriminatórias como de extrema gravidade.

Se condenado, portanto, o São Paulo pode sofrer punições financeiras e administrativas. O julgamento será conduzido pelo auditor Felipe Bevilacqua, relator do processo, no dia 17 de outubro, às 15h30.

Rafael Oliva é formado em Jornalismo pela PUC-SP, pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV e produtor audiovisual. Passou por Lance! e Câmara Municipal de São Paulo. Já cobriu o dia a dia de Santos, Palmeiras e diversos eventos esportivos na cidade de São Paulo. Na Itatiaia, cobre Palmeiras, São Paulo e outros esportes na capital paulista.