O
Com o resultado, o Tricolor gaúcho assume a 11ª posição com 36 pontos. Já o Tricolor paulista permanece em 8º lugar, com 38.
O próximo jogo do Grêmio será contra o Bahia, no domingo (19), às 20h30 (de Brasília). A partida será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador. O São Paulo visita o Mirassol na mesma data, às 18h30, no Estádio Maião.
Como foi o jogo
O Grêmio buscou se impor em casa, mas levou sustos em contra-ataques do São Paulo. Tapia perdeu duas oportunidades no começo do primeiro tempo.
Aos 26', o chileno fez um belo domínio e, com a bola no ar, finalizou com muito perigo para fora.
O Tricolor gaúcho passou a ter boas chances no fim da etapa inicial. Pavón arrematou de fora da área para bela defesa de Rafael, do Tricolor paulista, aos 35'.
Com 38', Wagner Leonardo cabeceou praticamente em cima do goleiro, que espalmou com muito reflexo e salvou os visitantes.
Grêmio abre o placar
A pressão gremista surtiu efeito. Aos 39', Amuzu arriscou de longe, a bola desviou e parou em Carlos Vinicius. O atacante dominou e afundou a rede de Rafael: 1 a 0 para os mandantes.
Grêmio amplia no começo do segundo tempo
Aos 3' da etapa complementar, Edenilson fez uma grande jogada, driblou dois jogadores do São Paulo e chutou para defesa de Rafael.
Poucos minutos depois, o camisa 8 do Grêmio tentou uma nova chegada ao ataque e foi derrubado dentro da área. O árbitro não marcou nada na hora da queda, mas foi chamado pelo VAR para analisar o lance. Após revisão, Davi de Lacerda assinalou pênalti para os gaúchos.
Carlos Vinicius foi para a cobrança e bateu no lado contrário de Rafael: 2 a 0 para o Grêmio.
O terceiro gol quase veio na jogada seguinte. Amuzu lançou para Edenilson, que rodou para cima do zagueiro do São Paulo e finalizou rente à trave.
Ferreira perdeu a melhor chance para o São Paulo no segundo tempo. O ex-Grêmio recebeu um belo passe de Lucas Moura aos 28', limpou o zagueiro e chutou para longe do gol de Gabriel Grando.
Defesa incrível de Rafael
Pavón cruzou aos 34' para Olivera, do Grêmio, que finalizou à queima-roupa para uma defesa incrível de Rafael, do São Paulo. O camisa 23 do tricolor paulista impediu que a equipe gaúcha transformasse o resultado em goleada.
Grêmio 2 x 0 São Paulo
Grêmio
Gabriel Grando; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Arthur (Gustavo Martins), Dodi, Edenilson (Cuéllar) e Alysson Edward (Pavón) e Amuzu (Cristaldo); Carlos Vinicius (Olivera). Técnico: Mano Menezes.
São Paulo
Rafael; Alan Franco (Lucas Moura), Arboleda e Sabino; Maílton, Alisson, Marcos Antonio, Rodriguinho (Luiz Gustavo) e Wendell (Patryck); Tapia (Ferreira) e Luciano (Rigoni). Técnico: Hernán Crespo.
Motivo: 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: quinta-feira, 16 de outubro, às 19h (de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Davi De Oliveira Lacerda (ES)
Auxiliares: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Douglas Pagung (ES)
VAR: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Gols: Carlos Vinicius [duas vezes] (Grêmio)
Cartões amarelos: Dodi (Grêmio); Tapia, Maílton, Luciano (São Paulo)
Público: 21.526 torcedores
Renda: R$ 1.067.568,00