Destaque na temporada, Matheus Pereira tem negociação em curso para renovar contrato com o
Após a eliminação celeste para o
“Ele tem contrato, o contrato se encerra no meio do ano. Estamos com negociações bem avançadas e esperamos o mais rápido possível chegar a um acordo com ele”, disse o dirigente.
Vale destacar Matheus Pereira está feliz e estabilizado em Belo Horizonte. Ele gosta do clube e tem ótima relação com as pessoas do dia a dia e com os jogadores.
O que falta para a renovação?
Alguns detalhes precisam ser acertados para que o martelo seja batido pela renovação de Matheus Pereira. Segundo apurou a Itatiaia, um destes detalhes envolve o Al-Hilal, ex-clube do camisa 10.
O estafe do jogador negocia com os sauditas o acerto de uma “cláusula compensatória”, estipulada no contrato da compra de Pereira pelo Cruzeiro, em meados de 2024.
Essa cláusula prevê que a Raposa pague um valor ainda não revelado ao Al-Hilal na renovação do camisa 10, já que o clube da Arábia Saudita permaneceu com 50% dos direitos econômicos.
Entenda a ‘cláusula compensatória’
A cláusula indenizatória existe para que, em um novo acordo, o Al-Hilal receba um ganho aproximado pela pedida inicial por 100% dos direitos econômicos.
Essa quantia vai diminuindo em relação ao tempo restante de vínculo. Há a possibilidade de que a clásula siga ativa mesmo meses depois do fim do contrato.
Ou seja, quanto mais próximo do fim do contrato, menor o valor a se pagar. Porém, ainda assim, Cruzeiro e estafe consideram a quantia relevante.
Isso serve como uma garantia de que o clube saudita não saia prejudicado após ceder às pretensões do clube celeste e negociar metade do passe do camisa 10 em 2024. Cláusulas do tipo são comuns no meio do futebol em negociações semelhantes.
Tite vê permanência de Matheus Pereira como fundamental
Matheus Pereira conta com o apreço de Tite, novo técnico do Cruzeiro. O comandante vê o meia como fundamental na montagem do time para 2026 e deseja sua permanência.
Em entrevista na última terça-feira (16), Pedro Lourenço, gestor da SAF celeste, revelou que um dos pedidos do técnico durante a negociação foi pela manutenção dos principais jogadores.
“O que ele (Tite) quer é o que nós queremos. Está com a cabeça bem focada nas coisas. A gente pensa da mesma forma. É trabalhar para conseguirmos as coisas que ele nos pediu. Ver se a gente consegue atender ele. Mas ele está muito feliz com o grupo que temos. Pediu para não desfazermos de nenhum jogador. Nossa intenção é essa mesmo”, disse o dirigente.
O contrato de Matheus Pereira com o Cruzeiro
Com contrato válido até junho de 2026, Matheus Pereira poderá, a partir de janeiro, assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe.
Neste cenário, ele deixaria o Cruzeiro sem custos. Isso pode acontecer por conta da legislação, que permite que atletas se acertem com outras agremiações nos últimos seis meses de contrato.
O clube celeste comprou Matheus Pereira em definitivo junto ao Al-Hilal-SAU em junho do ano passado. A direção, já liderada por Pedro Lourenço, fez um grande investimento para adquiri-lo.
Em números
- 129 jogos
- 21 gols
- 25 assistências