A influenciadora Marcella de Marchi, esposa do lateral Caio, do
“Sem comentários. Só consigo pensar no quanto nossa sociedade já deveria ter evoluído. Triste pensar como ainda existem pessoas com essa mentalidade medíocre. Completamente inadimissível”, começou Mah, como é conhecida.
“Te amo, amor. Mesmo longe tô aí pertinho”, completou a influenciadora.
Entenda o caso
Um torcedor do Atlético Bucaramanga-COL foi preso, nessa quinta-feira (17), após a vitória do
O homem foi identificado pela polícia local. O Atlético informou que registrará um boletim de ocorrência sobre o acontecido.
Hulk foi um dos mais exaltados em campo. O capitão atleticano discutiu com torcedores da equipe colombiana. Ele estava acompanhado de Scarpa, Rony e outros jogadores alvinegros. O policiamento do estádio foi acionado para buscar o torcedor nas arquibancadas.
“Eu fico surpreso por que o povo colombiano é muito parecido com o brasileiro. A gente sempre se deu muito bem, me estranha o movimento que houve. Quem fez terá que responder pela consequência até que se acabe isso”, disse Cuca, em entrevista coletiva.
Recorrência de casos
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) definiu, em 2023, uma política de “tolerância zero” para casos de racismo. Em 2025,
No dia 3 de abril, no Estádio Nacional do Peru, em Lima, um torcedor do Sporting Cristal, time da casa,
Na noite anterior, no dia 2 de abril, um torcedor do
Em 2025, é a segunda vez que o Palmeiras sofre com racismo em competições sul-americanas. Em março, um torcedor do Cerro Porteño-PAR imitou um macaco na direção de jogadores do Verdão durante jogo da Copa Libertadores Sub-20.
O
2024
Em 2024, o San Lorenzo foi punido pela Conmebol com multas em duas oportunidades por gestos racistas em jogos contra times brasileiros. Os argentinos fizeram gesto imitando macacos em jogos diante do Palmeiras e do Atlético.
2023
O ano registrou o maior número de casos desde o anúncio de ‘tolerância zero’ por parte da Conmebol. No total, 12 casos em jogos das competições sul-americanas.
O Atlético foi alvo duas vezes de preconceito em jogos na Libertadores. Diante do Carabobo, na Venezuela, e contra o Libertad, no Paraguai, torcedores locais chamaram os brasileiros de macaco. Os casos foram punidos com multa.
Também foram registrados atos preconceituosos nos jogos de Internacional (contra o Uruguai, na fase de grupos da Libertadores), Flamengo (contra o Racing na mesma fase), Santos (contra o Audax Italiano, pela Sul-Americana) e Santa Fe-COL (contra o Gimnasia, em La Plata, pela Sula).
Torcedores do San Lorenzo foram presos por praticarem ato racista em jogo das oitavas de final da Sul-Americana contra o São Paulo. A Conmebol não anunciou punições.
O Newell’s Old Boys foi punido por atos racistas dos torcedores em jogos contra o Corinthians e Santos.
Também na Argentina, torcedores do River imitaram macaco na direção do ônibus do Fluminense.
O clube argentino foi punido com multa e teve um dos setores do estádio fechado. Na partida com o setor fechado, um torcedor do River mostrou um celular com a mensagem “macacaos em uma jaula” para a torcida do Internacional.
O jogo entre Corinthians e Universitario, do Peru, também ficou marcado por um gesto criminoso. Sebastian Avellino Vargas, então preparador físico da equipe peruana, foi preso após denúncia do Ministério Público de São Paulo.
O profissional foi preso por praticar atos racistas e foi condenado com pena de dois anos de reclusão. A punição foi substituída por pagamento a uma instituição social. A Conmebol suspendeu o condenado por dez jogos.
Atlético Bucaramanga x Atlético
Numa partida recheada de emoções, o Atlético venceu o Bucaramanga pelo placar mínimo. A vitória atleticana foi dramática. Isso porque logo no início do segundo tempo, Alan Franco recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Mas, pouco tempo depois, Igor Gomes, que entrou na etapa complementar, foi agarrado dentro da área e o juiz assinalou pênalti. Hulk converteu e garantiu a vitória para o Galo.
Com o triunfo, o Atlético joga por um empate no jogo de volta, na Arena MRV, em Belo Horizonte, no próximo dia 24.