Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Cuca reage a caso de injúria racial em vitória do Atlético contra o Bucaramanga

Caio Paulista, lateral-esquerdo do Galo, foi alvo de ofensas de um torcedor da equipe colombiana no fim do primeiro tempo

Cuca durante a partida entre Atlético e Atlético Bucaramanga pela Copa Sul-Americana

A vitória do Atlético sobre o Atlético Bucaramanga-COL, nesta quinta-feira (17), no Estádio Américo Montanini, em Bucaramanga-COL, foi marcada pelo caso de injúria racial de um torcedor colombiano contra Caio Paulista. Em entrevista coletiva após o duelo pelo jogo de ida do playoff da Copa Sul-Americana, o técnico Cuca reagiu ao ocorrido.

O comandante lamentou mais um episódio de discriminação em uma competição continental e cobrou punições para o responsável.

“Isso é chover no molhado, tem acontecido sempre. Fico surpreso, porque o povo colombiano é um povo muito parecido com o brasileiro. É muito similar em quase tudo e a gente se dá tão bem. Na Argentina tem essa rivalidade enorme, mas a gente se dá muito bem com os colombianos. Então, me estranha esse movimento que houve. Agora, quem fez terá que arcar com a consequência até que um dia acabe isso”, disse Cuca.

A situação aconteceu na reta final do primeiro tempo e gerou revolta dos jogadores do Atlético. Hulk foi um dos mais exaltados e saiu em defesa de Caio Paulista.

Depois, o sistema de som do estádio anunciou, durante os 15 minutos de intervalo, mensagens contra o racismo. O protocolo instaurado pela Fifa prevê a divulgação de mensagens para os torcedores antes de ações como a pausa ou até o adiamento da partida. O torcedor do Atlético Bucaramanga foi identificado e preso pela polícia local.

Atlético se pronuncia

O Atlético se pronunciou pouco depois do fim da partida, em nota oficial. Confira o conteúdo na íntegra:

“Lamentavelmente, mais um caso de injúria racial em competição sul-americana!

O atleta Caio foi vítima de ofensas racistas no jogo desta noite, em Bucaramanga, na Colômbia.

Foi feito o Boletim de Ocorrência, e o torcedor foi identificado e preso.

O Atlético seguirá acompanhando o caso.

Essa situação é revoltante e precisa acabar de uma vez por todas!

Até quando teremos que conviver com esse absurdo? Até quando?!!!

Força, Caio. Estamos com você!”.

Leia também

Lucas Barbosa é repórter do portal Itatiaia Esporte. Formado pela UFOP e natural de Raul Soares-MG, tem experiência em coberturas esportivas e jornalismo hiperlocal. Apaixonado pelo futebol brasileiro e suas histórias mais profundas, também já passou por veículos de rádio e televisão.
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.
Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.