Com muita luta, virada e bom futebol, o
Gabriel Mec, grande esperança do Tricolo gaúcho perdeu o último pênalti, ao chutar na trave.
Cauã Moraes duas vezes e Ronaldo fizeram os gols do Galinho nos 90 minutos.
Na ida, o Tricolor Gaúcho venceu por 4 a 1. Na Arena do Grêmio, os gols foram marcados por Lucca (duas vezes), Roger e João Borne, enquanto Mosquito fez o gol do Atlético.
Com o resultado, o Atlético conquista o título desta categoria pela primeira vez em sua história.
Pressão e contragolpe
Em busca da virada, o Atlético começou a partida com uma blitz no campo de ataque. Cauã Soares e Jonatas chegaram a finalizar antes dos 10 minutos. O treinador Henrique Teixeira apostou na amplitude para atacar, com Pascini e Mosquito bem espetados, como alas. Samuel Rodrigues, lateral-direito, desceu para a primeira linha, para ajudar na construção. No ataque, uma linha de cinco pressionava a defesa gremista.
Contudo, o lance mais perigoso foi do Grêmio. Em um cruzamento da direita, Lucca acertou uma bela cabeçada, que obrigou o goleiro Kaio a fazer um milagre aos 20 minutos da primeira etapa.
Na sequência, o Galinho respondeu com Pascini. Chute forte travado.
Pouco antes do final do primeiro tempo, mais pressão do Atlético. Em finalização de fora da área, Índio obrigou o goleiro Vitão a fazer grande defesa.
O primeiro gol
Após um primeiro tempo de muitas chances, o gol que tirou o zero do placar saiu apenas aos 48 minutos do primeiro tempo. Cauã Soares subiu mais alto que a zaga do Grêmio e diminuiu a vantagem tricolor.
Esse foi 11º gol do camisa 9 na competição. Ele foi o artilheiro do time alvinegro.
Segundo tempo de sufoco
O Atlético intensificou a pressão no segundo tempo. Logo aos dois minutos, a equipe mineira reclamou de um pênalti em Índio. Contudo, o VAR não pediu a revisão do lance.
Com o tempo, o Tricolor gaúcho aproveitou a queda de rendimento do Galinho e chegou com perigo. Em cabeçada de Lucca, Kaio Assis operou mais um milagre.
O segundo gol
No entanto, o Atlético seguiu melhor. Assim sendo, o segundo gol do Galinho veio aos 13 minutos do segundo tempo. Após um chutaço de Mosquito de fora da área, a bola bateu no travessçao e se ofereceu para o camisa 9. O centroavante não perdoou, e chutou de primeira para ampliar e dar esperanças.
O terceiro gol: golaço para deixar tudo igual
O gol que empatou a grande final foi marcado por Ronaldo. O atacante veio do banco para decidir. Ele recebeu na ponta direita, conduziu para o meio e acertou um chutaço para fzer o terceiro. Aos 49 minutos do segundo tempo, com a assinatura do Galo.
Kaio brilha e Mec vacila
O goleiro Kaio brilhou nas penalidades, ao defender uma cobrança. O outro erro do Grêmio foi de Gabriel Mec, maior esperança da base nos últimos anos, que chutou a bola na trave.
Atlético 3 x 0 Grêmio (4 a 2 nos pênaltis)
Atlético
Kaio Assis; Samuel Rodrigues, Vitão, Xavier e Pascini; Luiz Peu, Índio e Jonatas (João Teixeira); Mathias (Gutte), Mosquito (Ronaldo) e Cauã Soares. Técnico: Henrique Teixeira.
Grêmio
Vitão; Vitor Ramon, David Brendo, Luis Eduardo e Lucas Rian (Alexsander); Danillo, Tiaguinho (Jhon) e João Borne (Iago); Roger (Vagner), Gabriel Mec e Lucca (Harlley). Técnico: Ruimar Kunzel.
- Gols: Cauã Soares (48' 1º tempo e 16' 2º tempo) (Atlético) e Ronaldo (49' do 2º tempo)
- Cartões amarelos: Harlley (Grêmio)
- Motivo: jogo de volta da final do Campeonato Brasileiro Sub-17
- Data e horário: sábado, 13 de outubro, às 11h (de Brasília)
- Local: Arena MRV, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Daniel Alejandro Hidalgo Blanco (RR)
- Assistente 1: Alex Sandro Quadros Thome (RR)
- Assistente 2: Antônia Soliane Oliveira dos Santos (RR)
- Quarto Árbitro: Daniel da Cunha Oliveira Filho (MG)
- VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (RJ)