Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Bafômetro, proibições e mais: o que você precisa saber para ver o Atlético na final da Sula

Leis no Paraguai proíbem bebidas alcoólicas nos arredores do estádio e exigem documentos para entrada no país

Bernard em partida pelo Atlético na Arena MRV, em Belo Horizonte

A torcida do Atlético tem se preparado para viajar ao Paraguai e assistir à final da Copa Sul-Americana. A ‘decisão’ está marcada para 22 de novembro e tende a ser disputada no Defensores del Chaco. Sabendo disso, a Itatiaia procurou saber quais documentos o torcedor precisa levar para Assunção e as logísticas para entrar no estádio.

Documentos para levar

O torcedor deve cumprir requisitos migratórios e portar o documento de identidade ou passaporte válido - serão aceitos apenas em formato físico, e não digital. Além disso, para brasileiros, é necessária a cédula de identidade para estrangeiros (RNE/CRNM válidos) expedida pela Polícia Federal.

Há, por fim, uma exigência sanitária para brasileiros provenientes dos estados do Pará, Tocantins, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas. Esses deverão apresentar, obrigatoriamente, o Certificado de Vacinação contra Febre Amarela. Vale destacar que a vacina deve ser tomada pelo menos dez dias antes da viagem.

Entrada no estádio

Bebida alcoólica proibida

Em 2002, uma lei federal, de número 1866/02, proibiu a venda de bebida alcoólica em estádios do Paraguai. Não houve um estopim para a elaboração da ‘Lei da Violência nos Estádios’, mas sucessivos problemas fizeram com que o governo optasse pelo veto, que não se restringe apenas à proibição da venda de cerveja dentro das arenas.

Os brasileiros que estiverem no Paraguai não poderão comprar bebidas alcóolicas em um raio de 500 metros do palco da final. Além disso, a lei proíbe a entrada de torcedores embriagados no estádio. Para isso, os atleticanos passarão por teste no bafômetro.

Cinto

A entrada de torcedores de Cruzeiro e Racing-ARG na final da Sul-Americana de 2024 contou com uma proibição específica pegou muitos de surpresa. Foi vetado que brasileiros e argentinos entrassem no estádio Nueva Olla com cintos que tivessem materiais metálicos.

Leia também

Atlético na final

O Galo se classificou para a final com a vitória por 3 a 1 sobre o Independiente del Valle-EQU, nesta quarta-feira (28), pelo jogo de volta da semifinal. O resultado na Arena MRV, em Belo Horizonte, deu a vaga ao Atlético graças ao empate por 1 a 1 na partida de ida, no Estádio Banco Guayaquil, em Quito.

Resta ao Atlético esperar para saber qual clube enfrentará na final da Sul-Americana. Na outra semifinal, Lanús-ARG e Universidad de Chile-CHI se enfrentam nesta quinta-feira (30), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Ciudad de Lanús, em Lanús. O duelo de ida terminou empatado em 2 a 2.

Jornalista pela PUC Minas, Pedro Leite é repórter do portal Itatiaia Esporte. Tem experiência na cobertura diária de portais, redes sociais e jornal impresso. Apaixonado por futebol, já passou pelo Superesportes.
Jornalista pela PUC Minas, Filipe Sodré é repórter multimídia no portal Itatiaia Esporte. Antes, passou por LANCE! e Esporte News Mundo. Tem experiência na cobertura esportiva diária, além de vídeos e podcasts.