Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Em auge no Japão, ‘cria’ do Atlético revela desejo de jogar em time brasileiro

Atacante acumula cinco gols e duas assistências nas últimas oito partidas

Marco Túlio, revelado pelo Atlético, comemorando gol pelo Kyoto Sanga

Revelado pelas categorias de base do Atlético, o atacante Marco Túlio vive o auge da carreira no Japão. Titular do Kyoto Sanga na J-League desde o início do ano passado, o jogador de 27 anos acumula bons números depois de experiências em Portugal, Bélgica e Austrália.

Nesta temporada, Marco Túlio acumula seis gols e duas assistências em 20 jogos. Além disso é o terceiro na artilharia do time no Campeonato Japonês, com seis tentos marcados.

“Estou me sentindo cada vez mais em casa aqui no Japão. Dentro de campo, estou muito bem adaptado com o estilo de jogo, e, fora de campo, muito bem também. Minha família está bem e feliz, e é o que importa”, avaliou o jogador, em entrevista ao Torcedores.com.

Revelado nas categorias de base do Atlético e com passagem por diferentes países da Europa, Marco Túlio confessa que o que mais o surpreendeu no Japão não foi o choque cultural, mas sim o ritmo intenso do futebol local. “Aqui no Kyoto, os treinamentos são extremamente puxados. Acho que é o clube mais intenso por onde passei, tanto no Brasil quanto na Europa”, comenta o jogador.

Segundo ele, o nível de cobrança é alto, especialmente para os atletas estrangeiros. “A expectativa sobre nós é sempre maior. Existe uma pressão constante para corresponder”, acrescenta.

Por outro lado, o comportamento das torcidas japonesas oferece um contraponto interessante. “Os fãs aqui são muito respeitosos e têm uma admiração enorme pelo futebol brasileiro. Eles demonstram carinho e isso faz muita diferença”, relata.

Vivendo um dos melhores momentos de sua carreira, Marco Túlio acumula experiências em clubes como Sporting B (Portugal), KSV Roeselare (Bélgica), CSA (Brasil), Central Coast Mariners (Austrália) e agora Kyoto Sanga (Japão). Mais maduro, ele reconhece a evolução em seu jogo. “Estou em uma fase muito boa aqui no Japão. Aprendi bastante e continuo aprendendo todos os dias. Melhorei muito na parte defensiva, algo que antes era um ponto fraco meu”, admite.

Leia também

Volta ao Brasil

Apesar do sucesso no exterior, o meia ainda guarda um desejo especial. “Tenho vontade de voltar ao futebol brasileiro. Atuei pouco por lá e quero viver essa experiência novamente, mas tudo no tempo certo, conforme a vontade de Deus”, afirma.

E quando o assunto é sonho, Marco Túlio é direto: “Ainda quero disputar um Brasileirão. Nunca tive essa oportunidade e seria uma grande realização. Jogar uma Champions League também seria incrível, embora eu saiba que é algo mais difícil.”

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.