Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Atlético no WhatsApp

Atlético tem nova vitória judicial contra criador do Galo Volpi

Artista que criou o desenho buscava impedir o clube de usar o símbolo

Camisa casual do Atlético com o símbolo Galo Volpi

O Atlético conquistou mais uma vitória importante na proteção de suas marcas nesta terça-feira (7). O Tribunal Regional Federal da 6ª Região decidiu a favor do clube, reconhecendo o Atlético como o único e legítimo dono da marca figurativa conhecida como “Galo Volpi”, um dos símbolos mais representativos da instituição.

O processo foi movido por Ivã Volpi, designer gráfico que prestou serviços ao clube nos anos 1980. Ele buscava a anulação do registro da marca feito pelo Atlético, mas o TRF6 rejeitou o pedido e manteve a titularidade do registro com o clube.

Entenda o caso

Em agosto de 2018, Ivã ajuizou uma ação na 20ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, contra o Atlético e o Instituto Nacional Da Propriedade Industrial (INPI), para discutir a propriedade intelectual e o uso da marca do Galo Volpi.

Em dezembro de 2019, o juiz Robson de Magalhães Pereira, da 20ª Vara Federal Cível de Belo Horizonte, confirmou o direito de uso pleno do símbolo pelo clube.

O pedido de indenização formulado por Ivã, também foi indeferido.

De acordo com o art. 14, incisos X, XI e XII do Estatuto do Clube Atlético Mineiro, constituem patrimônio da entidade, devidamente registrados os “Galos estilizados”, o “Galo Carijó” e o “Galão”.

Leia também

Galo Volpi

O Galo Volpi foi criado em 1983 por Ivã Volpi. A logo foi adotada como um símbolo alternativo do clube, muito utilizado em produtos oficiais, camisas de treino e material de torcedores.

É comum, inclusive, que torcedores usem o Galo Volpi também em tatuagens e merchandising, pela identificação que gerou com a torcida.

Exemplos de marcas registradas pelo Atlético no INPI:

  • Atlético
  • Galo
  • Eu Acredito
  • Galo Doido (nominativo e figurativo)
  • Território do Galo
  • Massa

O uso das marcas registradas do Atlético por terceiros ocorre por meio de contratos de licenciamento firmados entre os interessados e o clube. Esse processo é de responsabilidade da Diretoria de Negócios, liderada pelo superintendente João Gomide.

Rômulo Giacomin é repórter multimídia da Itatiaia. Formado pela UFOP, tem experiência como repórter de cidades da Região dos Inconfidentes, e, na cobertura esportiva, passou por Esporte News Mundo, Estado de Minas, Premier League Brasil e Trivela.