Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Jair Ventura quebra tabu de quatro anos ao vencer Ba-Vi pelo Vitória; entenda

Treinador estreou no clássico baiano nessa quinta-feira (16), e Leão ganhou por 2 a 1 no Barradão, em Salvador

Jair Ventura, técnico do Vitória, após jogo contra o Bahia no Barradão

Com a vitória sobre o Bahia nessa quinta-feira (16), Jair Ventura quebrou um tabu de quase cinco anos pelo Vitória no Ba-Vi. Foi a primeira vez que desde 2021 que um treinador ganhou ao estrear no clássico.

O último a conseguir tal feito havia sido Rodrigo Chagas, em 2021. Na ocasião, o Leão derrotou o Esquadrão de Aço por 1 a 0, em jogo da fase de grupos da Copa do Nordeste.

Um dos maiores treinadores da história do clube, Léo Condé debutou no clássico em 2023, empatando por 1 a 1. No total, Condé enfrentou o Bahia seis vezes, somando dois triunfos, três empates e apenas uma derrota — incluindo o título do Campeonato Baiano de 2024, conquistado sobre o maior rival.

Já Thiago Carpini, demitido em julho deste ano, enfrentou o Bahia cinco vezes enquanto comandou o Vitória e não venceu nenhuma: foram três derrotas e dois empates.

Vitória 2 x 1 Bahia

O Vitória venceu o Bahia por 2 a 1 nessa quinta, no Barradão, em Salvador, em jogo válido pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Renato Kayzer, de pênalti, e Cáceres anotaram os gols rubro-negros. Tiago marcou para o Tricolor.

Com o resultado, o Vitória chegou a 28 pontos, ganhou fôlego na luta contra o rebaixamento e manteve a distância de três pontos para o Santos, primeiro time fora do Z4 e próximo adversário. A partida da 29ª rodada está marcada para segunda (20), às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro.

O Bahia, por outro lado, segue na caça ao G4. O Tricolor está na 6ª posição com 43 pontos, seis a menos que o Mirassol, 4º colocado. O próximo adversário é o Grêmio, em jogo marcado para domingo (19), às 20h30, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Leia também

Nuno Krause é chefe de reportagem do portal Itatiaia Esporte. Antes, foi correspondente da Itatiaia no Nordeste. Formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), acumula passagens por Bahia Notícias, Jornal A TARDE e Rádio Salvador FM.
Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.