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O projeto prevê que a nova arena passe a receber 40.597 torcedores, um salto em relação aos 30.793 atuais. O número de camarotes também terá aumento significativo: de 20 para 116, incorporando sete mil novos assentos destinados ao torcedor rubro-negro.
Além da ampliação, a Arena Barradão contará com espaços especiais, como rooftop com vista panorâmica, restaurantes com visão completa do campo, arquibancadas exclusivas e terraços cobertos planejados para sediar eventos corporativos e culturais.
Consórcio será responsável
O projeto será conduzido pelo consórcio SD Arenas, formado pela SD Plan e pelo Grupo AR, que ficará responsável pelo investimento, gestão financeira e operação da arena. A divisão de funções ocorre da seguinte forma:
- SD Plan: engenharia, infraestrutura e manutenção;
- Grupo AR: hospitalidade, gastronomia e eventos.
A SD Plan acumula mais de duas décadas de experiência no setor e tem participação em importantes arenas do país, incluindo estruturas erguidas ou reformadas para a
Entre as arenas em que a empresa atuou, estão:
- Arena das Dunas (projeto completo);
- Arena Pantanal (projeto completo);
- Arena Amazonas (com parceiro internacional);
- Mineirão (análise de viabilidade);
- Arena MRV (checagem de requerimentos e infraestrutura).
Investimento e impacto no patrimônio
Com investimento estimado em R$ 405 milhões, a projeção é de que, ao final do contrato, o Vitória alcance R$ 1,4 bilhão em patrimônio considerando o valor da nova Arena Barradão. A SD Plan estima ainda que o equipamento possa gerar R$ 20 milhões em receita líquida anual, sem risco operacional para o clube.
Obras começam em 2026 e serão divididas em fases
As obras devem começar no segundo semestre de 2026, após aprovação do Conselho Deliberativo em dezembro. Para evitar que o Rubro-Negro deixe de mandar jogos no Barradão, a reforma será dividida em cinco fases.
A ideia é manter o estádio funcional durante todo o processo, embora haja conversas com a Arena Fonte Nova e análises sobre Pituaçu caso seja necessário utilizar outro local temporariamente.
O presidente do Vitória, Fábio Mota, destacou que o anúncio é resultado de um longo processo de construção interna e reforçou o compromisso de manter o time atuando no Barradão durante as obras.
“É uma nova era do Esporte Clube Vitória. Na verdade, o que está acontecendo é fruto de muito trabalho, de três anos e meio de trabalho, não caiu do céu. Foram muitas reuniões com investidores para tornar isso realidade”, contou.
“A ideia é ficar no Barradão até o último minuto. Se tiver que sair, a gente está conversando com a Arena Fonte Nova e estamos analisando Pituaçu [...] A Arena Barradão agrega valor à SAF. Será mais um ativo para o investimento no clube ser maior”, acrescentou.
O CEO da SD Plan, Danilo Carvalho, ressaltou as características únicas do estádio e o potencial de se tornar referência na América do Sul. Ele ainda ressaltou que a nova Arena Barradão terá padrão internacional.
“Considerando as arenas que a gente já até fez, essa é única pela topografia, pelo caldeirão, pela localização, pela torcida, então a gente considera elementos arquitetônicos únicos pela característica própria e histórica da arena”, disse.
“É única para a gente, mas vai ter todos os elementos das principais arenas do mundo para shows e para futebol. A gente vai conseguir receber até finais de Libertadores aqui, com certeza, e que o Vitória possa chegar em uma dessas finais”, complementou.
Com a apresentação oficial, o Vitória inicia um dos projetos mais ambiciosos da história do clube, mirando maior projeção esportiva, crescimento patrimonial e a consolidação de um estádio moderno, versátil e competitivo no cenário internacional.