Participe do canal e receba as notícias do Vitória no WhatsApp

Multa, dívida e futuro dos goleiros: presidente do Vitória expõe bastidores com Sport

Leão da Barra tem interesse na permanência de Thiago Couto, enquanto Gabriel quer ficar no Leão da Ilha

Fábio Mota, presidente do Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, confirmou na noite desse domingo (23) que o clube irá pagar a multa de R$ 1,5 milhão pela escalação do goleiro Thiago Couto na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O valor está previsto no acordo firmado entre os clubes na troca por empréstimo envolvendo Thiago e Gabriel, realizada na janela do meio do ano. Ambos os goleiros tinham cláusulas de compensação financeira que impediam a utilização no confronto direto.

Nos dias que antecederam o confronto, o Vitória tentou negociar uma liberação com o Sport, mas o clube pernambucano recusou, sobretudo porque Gabriel não poderia jogar por estar suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

Assim, ao optar por escalar Thiago Couto, o Leão da Barra assumiu o compromisso de quitar a multa em até cinco dias — prazo que se encerra na próxima sexta-feira (28). Após o apito final no Recife, Mota garantiu que o pagamento será feito sem dificuldades.

“Vamos pagar sim (a multa). Nós não devemos nada a ninguém. Eu estou no clube há quatro anos e são quatro anos com o salário adiantado [...] Nosso planejamento não é para dever. Vamos pagar sim, não tem essa dificuldade não”, afirmou com bom-humor.

Apesar da confirmação, o presidente aproveitou para cobrar uma pendência financeira do Sport, referente à transferência do atacante Léo Pereira. O jogador estava emprestado pelo CRB ao Vitória, mas foi negociado com o Leão da Ilha, que ainda não quitou cerca de R$ 300 mil ao clube baiano.

Leia também

Além do episódio da multa, Mota abordou o futuro dos goleiros para a temporada 2026. Enquanto Gabriel demonstrou desejo de permanecer no Sport, Thiago Couto é bem avaliado no Vitória, que tenta a permanência do atleta.

“O Gabriel é atleta do Vitória, tem dois anos de contrato, conversamos a semana toda com a diretoria do Sport e deixamos isso para o fim do ano. Combinamos que em dezembro a gente senta com calma, se Deus ajudar e o Vitória continuar na Série A”, explicou o presidente.

“Sobre Gabriel, depende muito do jogador. Nós compramos o Gabriel e pagamos ao Coritiba. Nós não devemos ao Coritiba e ele tem três anos de contrato. O Vitória tem interesse em ficar com o Thiago, porém envolve o São Paulo, porque o Sport tem uma pendência”, complementou.

Com o resultado positivo diante do Sport, o Vitória chegou a 39 pontos, deixou o Z4 do Brasileirão e embolou, ainda a mais, a luta pela permanência. Nesta segunda-feira (24), Santos (17º) e Internacional (15º) se enfrentam em confronto direto.

Restando três jogos para o fim da Série A, o próximo compromisso do Vitória é contra o Mirassol, em jogo da 36ª rodada. A partida está marcada para este sábado (29), às 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador.

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Além de contar histórias sobre o esporte na Bahia, possui experiência com cobertura de grandes festas como Carnaval e São João. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.

Ouvindo...