Itatiaia

Multa, dívida e futuro dos goleiros: presidente do Vitória expõe bastidores com Sport

Leão da Barra tem interesse na permanência de Thiago Couto, enquanto Gabriel quer ficar no Leão da Ilha

Por
Fábio Mota, presidente do Vitória • Victor Ferreira / EC Vitória

O presidente do Vitória, Fábio Mota, confirmou na noite desse domingo (23) que o clube irá pagar a multa de R$ 1,5 milhão pela escalação do goleiro Thiago Couto na vitória por 3 a 1 sobre o Sport, na Ilha do Retiro, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O valor está previsto no acordo firmado entre os clubes na troca por empréstimo envolvendo Thiago e Gabriel, realizada na janela do meio do ano. Ambos os goleiros tinham cláusulas de compensação financeira que impediam a utilização no confronto direto.

Nos dias que antecederam o confronto, o Vitória tentou negociar uma liberação com o Sport, mas o clube pernambucano recusou, sobretudo porque Gabriel não poderia jogar por estar suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

Assim, ao optar por escalar Thiago Couto, o Leão da Barra assumiu o compromisso de quitar a multa em até cinco dias — prazo que se encerra na próxima sexta-feira (28). Após o apito final no Recife, Mota garantiu que o pagamento será feito sem dificuldades.

“Vamos pagar sim (a multa). Nós não devemos nada a ninguém. Eu estou no clube há quatro anos e são quatro anos com o salário adiantado [...] Nosso planejamento não é para dever. Vamos pagar sim, não tem essa dificuldade não”, afirmou com bom-humor.

“O Gabriel é atleta do Vitória, tem dois anos de contrato, conversamos a semana toda com a diretoria do Sport e deixamos isso para o fim do ano. Combinamos que em dezembro a gente senta com calma, se Deus ajudar e o Vitória continuar na Série A”, explicou o presidente.

“Sobre Gabriel, depende muito do jogador. Nós compramos o Gabriel e pagamos ao Coritiba. Nós não devemos ao Coritiba e ele tem três anos de contrato. O Vitória tem interesse em ficar com o Thiago, porém envolve o São Paulo, porque o Sport tem uma pendência”, complementou.

Com o resultado positivo diante do Sport, o Vitória chegou a 39 pontos, deixou o Z4 do Brasileirão e embolou, ainda a mais, a luta pela permanência. Nesta segunda-feira (24), Santos (17º) e Internacional (15º) se enfrentam em confronto direto.

Restando três jogos para o fim da Série A, o próximo compromisso do Vitória é contra o Mirassol, em jogo da 36ª rodada. A partida está marcada para este sábado (29), às 16h (de Brasília), no Barradão, em Salvador.

Por

Lincoln Oriaj é correspondente da Itatiaia em Salvador e cobre o futebol do Nordeste. Antes da Itatiaia, fez a ASCOM do Botafogo/BA e colaborou em TVE, ge.globo e Jornal A TARDE.