Ouvindo...

Participe do canal e receba as notícias do Vasco no WhatsApp

Vasco tem transfer ban revertido na Fifa e pode contratar jogadores novamente

Clube carioca estava impedido de registrar atletas por dívida com o Newell’s Old Boys-ARG

Estádio São Januário, do Vasco

O Vasco comunicou, nesta quarta-feira (23), que reverteu o transfer ban imposto pela Fifa na última semana. Assim, o clube carioca pode voltar a registrar atletas contratados normalmente. A liberação da penalidade se dá pelo fato de o Vasco estar em processo de recuperação judicial.

O Cruzmaltino havia sido punido pela entidade máxima do futebol por uma dívida junto ao Newell’s Old Boys, da Argentina, pela contratação do meia Juan Sforza.

Em junho, a Fifa determinou que o Vasco pagasse 2,3 milhões de dólares (R$ 12,7 milhões) líquidos ao clube argentino, além de 345 mil dólares (R$ 1,9 milhão) de multa para não sofrer transfer ban. O clube, contudo, não honrou com os compromissos.

O Cruzmaltino havia passado por situação semelhante devido à contratação do atacante Adson junto ao Nantes, da França. Na oportunidade, o Vasco também se apoiou no fato de estar em processo de recuperação judicial.

Veja nota na íntegra

O Vasco da Gama informa que, por decisão da FIFA, foi suspensa a sanção de registration ban anteriormente aplicada em decorrência de processo movido pelo clube argentino Newell’s Old Boys.

A decisão da entidade máxima do futebol considera a condição legal da Vasco da Gama SAF, atualmente em processo de recuperação judicial no Brasil, o que inviabiliza a imposição da penalidade. O entendimento da FIFA está alinhado às normas do seu próprio Código Disciplinar.

Com isso, o Vasco está plenamente autorizado a registrar novos atletas em âmbito nacional e internacional.

O clube reafirma seu compromisso com a transparência e a condução responsável de sua reestruturação, respeitando tanto a legislação brasileira quanto os regulamentos internacionais do futebol.

Juan Sforza pelo Vasco

Contratado pelo Vasco em 2024, Sforza atuou pelo clube em 44 partidas. O meia de 23 anos marcou um gol e distribuiu uma assistência pelo Cruzmaltino.

Leia também

Jornalista formado pelo Centro Universitário UNA. Acumula passagens pela Web Rádio Neves FM e Portal Esporte News Mundo, como setorista do América, além de possuir experiência em coberturas in-loco e podcast. Apaixonado por automobilismo e esportes americanos.
Jornalista esportivo desde 2006 e com passagens por Lance!, Extra e assessorias de marketing esportivo. É correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Tem pós-graduação em Jornalismo Esportivo e formação em Análise de Desempenho voltado para mercado.