O
O Cruzmaltino havia sido punido pela entidade máxima do futebol por uma dívida junto ao Newell’s Old Boys, da Argentina, pela contratação do meia Juan Sforza.
Em junho, a Fifa determinou que o Vasco pagasse 2,3 milhões de dólares (R$ 12,7 milhões) líquidos ao clube argentino, além de 345 mil dólares (R$ 1,9 milhão) de multa para não sofrer transfer ban. O clube, contudo, não honrou com os compromissos.
O Cruzmaltino havia passado por situação semelhante devido à contratação do atacante Adson junto ao Nantes, da França. Na oportunidade, o Vasco também se apoiou no fato de estar em processo de recuperação judicial.
Veja nota na íntegra
O Vasco da Gama informa que, por decisão da FIFA, foi suspensa a sanção de registration ban anteriormente aplicada em decorrência de processo movido pelo clube argentino Newell’s Old Boys.
A decisão da entidade máxima do futebol considera a condição legal da Vasco da Gama SAF, atualmente em processo de recuperação judicial no Brasil, o que inviabiliza a imposição da penalidade. O entendimento da FIFA está alinhado às normas do seu próprio Código Disciplinar.
Com isso, o Vasco está plenamente autorizado a registrar novos atletas em âmbito nacional e internacional.
O clube reafirma seu compromisso com a transparência e a condução responsável de sua reestruturação, respeitando tanto a legislação brasileira quanto os regulamentos internacionais do futebol.
Juan Sforza pelo Vasco
Contratado pelo Vasco em 2024, Sforza atuou pelo clube em 44 partidas. O meia de 23 anos marcou um gol e distribuiu uma assistência pelo Cruzmaltino.